logo

quinta-feira, 9 de julho de 2009

O Valor da vida – cada vez mais claro

...Que a vida não é só isso que se vê . É um pouco mais. Que os olhos não conseguem perceber... letra de Hermínio Carvalho


Li uma reportagem sobre uma nova técnica, criada por um brasileiro, que possibilita as mães, principalmente as que são cegas, a sentirem de forma concreta seus bebês, ainda dentro do útero.

Cada vez mais conseguimos, através da ciência, a provar o quanto são seres humanos, o feto, o embrião, ou seja lá como chamarem nossos bebês, antes de nascer.

Através dos exames de ressonância magnética, ultrassonografia e tomografia computadorizada., ele transforma as imagens captadas em modelos matemáticos e, no último passo, viram modelos 3D com a chamada prototipagem rápida, que é a tecnologia para impressão tridimensional.
Utilizando uns programas específicos Lopes dá forma aos modelos 3D de fetos, que são impressos, camada por camada, em resina fotossensível e um composto a base de gesso.

Simplificando a história, a pessoa terá em mãos um boneco do tamanho exato do feto no momento dos exames e poderá já ir se apegando ao seu filho que vira em alguns meses.

O interessante é que este brasileiro foi apresentar seu trabalho, no Reino Unido, onde os modelos são usados para incentivar o apego da mãe em relação ao filho . Diferente do Brasil, onde o foco maior em relação à gravidez é tentar fazer com que mães e pais compreendam alguma malformação de seus bebês.

Como a técnica brasileira já está patenteada e os testes estão em curso, eles acreditam que em breve a prática poderá ser usada em larga escala, ajudando mães, pais e profissionais de saúde.

Mas o que podemos retirar disso tudo é que quanto mais o homem quer se enganar quando a vida no útero materno, mais ele chega a conclusão de que somos desde a concepção SERES HUMANOS de verdade, com corpo e alma.

É bom aproveitar uma reportagem desta e mostrar aos nossos jovens o valor da vida e a responsabilidade que surge no momento da concepção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário