logo

quinta-feira, 16 de julho de 2009

O que os filhos esperam dos pais

A preocupação maior da atualidade, dos educadores e outros especialistas é o porquê da insatisfação dos jovens e crianças, visto que possuem de tudo. Esta insatisfação é detectada pela extrema violência nas escolas, pelo uso das drogas pelo desrespeito que vêem nas crianças. Está se chegando a conclusão de que uma das razões e talvez a maior seja justamente a da falta de um lar onde predomine o calor e o aconchego. Onde estas crianças sejam vistas como seres humanos e suas necessidades.

Resolvi então fazer uma enquete entre filhos de amigas e obtive a seguinte lista de prioridades do que esperam dos pais::

- Paciência - Respeitar a privacidade - Deixar fazer o que quer - Compreensão com notas baixas - Pais bons com os filhos - Amor - Que os pais nos amem - A felicidade - Confiança - Estabilidade

- É interessante observar como cada um se preocupa em ser amado, parece a necessidade básica, como o ar que se respira.
Podemos então fazer uma lista com as necessidades básicas para nossos filhos:

1- Direito à vida
2- Lar estável
3- Conhecimento mútuo
4- Amor
5- Irmãos
6- Respeito
7- Confiança
8- Verdade
9- Autonomia
10- Liberdade
11- Dinheiro
12- Exemplo
13- Amizade
14- Compreensão
15- Autoridade
16- Conselho
17- Alegria
18- Fé


São muitas as responsabilidades dos pais, e mais por intuição do que por formação os pais facilmente as descobrem. É claro que quando os pais se amam e amam seus filhos vêem suas necessidades com mais clareza.

Eles realmente esperam muito de nós e muitas vezes não percebemos estas necessidades. Muitas vezes somos omissos, egoístas, preguiçosos, estamos cansados, muito trabalho, falta-nos uma visão mais ampla. Logo precisamos estar sempre atentos a necessidade dos nossos filhos para ir acertando e nos tornando melhores pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário