logo

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Profissão Perigo

por Luis Fernando Vianna (um conto sobre uma mãe)

Quem não lembra do famoso seriado em que um mocinho (MacGyver) estava sempre em enrascadas e se saía bem, com recursos pouco apropriados para o momento, como fazer uma bomba com bambu, gelol e redoxon?

Quando questionada sobre a minha profissão, posso dizer com muita propriedade: - Perigo!

Mãe de nove anjinhos, tenho curso superior, mestrado, doutorado e pós-doutorado em farmácia, enfermagem, cirurgia, anestesia, pediatria, psicologia, diplomacia, estratégia militar, recursos humanos, logística, engenharia de alimentos etc.

Lembro de diversos episódios que fizeram de uma menina de 19 anos uma PhD geral.
Das disputas entre os meus três primeiros filhos, aprendi a lidar com o terrorismo; das doenças pelas quais passamos muitas vezes em família (caxumba, dengue, alergias, catapora etc) sou médica de tudo; passei por cinco adolescências e as próximas quatro serão brincadeira de criança; pegar um filho na escola, deixar o outro no futebol, resgatar a filha na casa da amiga, convencer a outra de que o dentista não é lobo mau é arte, mas também exige conhecimentos que talvez nem nas grandes universidades sejam ensinados.

Atualmente lembro com graça, pois captei que foi bom para o meu amadurecimento como mãe, o que na época via com aflição:
- Volta da praia e os meus três filhos (na época só tinha eles) convencem meu marido de os deixarem ir na mala do carro – uma caravan – para não sujarem os bancos. Ao fechar a mala ouvi a voz do meu marido em alto e bom som: “Encolham as pernas!” Todos obedeceram de imediato. Só que, na hora em que a mala estava sendo fechada, o menor resolveu esticar a perna para sentir no dedo do pé a borracha de vedação. Que idéia genial! Infelizmente ele não tinha atentado para o fato de que ali estava o trinco da mala. Resultados: um corte profundo no dedo, uma corrida de emergência e uma pequena bronca.

Por essas e por outras, descobri com o tempo que a mãe não nasce, faz-se. É preciso passar por diversas situações duras na vida para dar valor ao que realmente merece. Hoje vemos muitas pessoas apegadas aos carros, apartamentos, cachorros, dentre outras coisas. Isso porque tiveram que fazer alguns sacrifícios para consegui-las ou mantê-las. Eu suei a camisa pelos meus filhos e hoje não me arrependo de nenhum deles, nem de nenhuma de suas fases. Vale a pena arriscar!

Um comentário:

Anônimo disse...

Nós mães vivemos uma vida de eterna improvisação.
As situações com que nos deparamos são,quase sempre inusitadas, e temos fração de segundo para
resolver casos que, numa ¨cochilada¨, não poderão mais serem reparadas,`as vezes com danos perenes.;mais uma vez precisamos estar em conexão constante com Deus,para tomarmos decisões sábias. Como fazemos isso? Através da oração!

Postar um comentário