logo

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Vestir-se de maneira elegante e apropriada - mães e filhas


por Maria Teresa Serman

As palavras do momento, usadas para pontuar positivamente tudo que diz respeito à estética feminina - vestuário, acessórios, detalhes de cuidado com o corpo - são sensual (ou seu sinônimo importado, sexy) e "fashion", também um estrangerismo, além de "estiloso" - desta eu gosto, é fundamental ter estilo, ser matriz, não cópia.

Sinto saudade de vocábulos esquecidos, como elegante, belo e atraente, bem superiores e de mais amplo significado do que os citados. Podem me chamar de nostálgica e tradicional,mas prefiro considerar-me clássica e de bom gosto.

Ao contrário do que muitas julgam, vide Glorinha Khalil, clássico não se opõe a moderno,não significa desatualizado. A prova disso são as pérolas,trunfo da genial Coco Chanel, que ultimamente enfeitam colos jovens, em variados tons e tipos.

Chanel e outros são os chamados ícones da moda, que primavam pela harmonia na forma. Para ficar claro como esse equilíbrio se perdeu bastante, as manequins daquele tempo não sofriam de anorexia ou bulimia. Eram normais, só um pouco mais esbeltas. Isso sem malhar em academia.

Minhas duas filhas, de 26 e 17 anos, têm estilos um pouco diferentes; sempre fiz questão de esclarecer, a elas e às vendedoras, que repetiam esta frase como um mantra, que uma coisa é "ela pode", outra, bem diferente, é ela deve. Mesmo porque o que a maioria anda "podendo" nem esteticamente está adequado, pois mergulha em cheio na vulgaridade e na superexposição.

As jovens senhoritas devem primar pela jovialidade em suas escolhas, sem carregar demais na maquiagem ou nos acessórios, pois correm o risco de parecerem mais velhas.


O frescor e a alegria natural da idade ainda são o melhor enfeite.É como diz outra figura do "mundo fashion", o maquiador Duda Molinos: "O menos é mais". Portanto, por hoje é só.

maquiagem beleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário