logo

domingo, 19 de julho de 2009

Um passeio ao mercado – Onde se aprende e se diverte

Nós muitas vezes achamos difícil ensinar matemática aos filhos pequenos; ensinar a terem noções de quantidade e dos números.

Este ensino pode ser feito de forma alegre e divertida num passeio ao mercado. Quase uma brincadeira. As crianças desde cedo têm curiosidade de ver cada mercadoria das prateleiras e aproveitando isso, podemos passar conceitos matemáticos de forma sutil que lhes ajudarão no futuro com as contas e expressões.

Nas compras mostraremos as variedades do mesmo alimento e seus preços diferentes, depois uma boa brincadeira é mandá-los buscar 5 pacotes de açúcar ou de arroz, um a um. Além de darmos uma boa cansada na garotada, eles ainda lucram com o raciocínio para quantificar de forma mais rápida.

Tenho um filho que com 7 anos ia para o colégio contando os postes que via pelas ruas, contava também as antenas parabólicas e tudo o que ia encontrando no trajeto de casa a escola. Ficou tão craque em contar, com tanta intimidade com os números que matemática para ele sempre foi uma diversão.

Voltando ao mercado, podemos ensinar na prática as noções de dúzia, quilo, gramas, o que é mais e o que é menos. Ensinar a relação entre peso, quantidade e preço: o mais caro, o mais barato, o que é melhor levar; aí ensinar também o “Bom senso” – nem sempre o mais barato é o melhor.
E eles podem aprender isso desde bem pequenos. É claro guardando as questões mais difíceis conforme vão crescendo.
As crianças que ainda não sabem ler, muitas vezes nos surpreendem, pois reconhecem a mercadoria pelos seus rótulos, aí podemos aproveitar e ir ensinando também a ler por comparação.

Outra coisa boa é ensinar os sinônimos das palavras, você manda a criança buscar farinha de rosca, ela vai perguntar - “O que é isso?” – diremos: É um pão torrado e moído bem fininho.

As mães são mestras em criatividade e por ter esta faculdade podem aproveitar todas as ocasiões com os filhos para brincar e ensinar. Assim sendo transformam uma tarefa cansativa em algo proveitoso e divertido. Fim de compras mães e filhos cansados e alegres. Os pais podem experimentar também, vale à pena!
Aliás seria muito bom, para aumentar a intimidade entre pai e filhos, a ida ao mercado, fazer compras pode suscistar muitas conversas entre os dois e estreitar mais a amizade.
Um pai que se preocupa com o quanto vão gastar, com a qualidade do que vão comer e com o que é mais saudável para todos, dá um ótimo exemplo e educa com bastante naturalidade. E com este passeio de compras o pai pode conversar sobre vários assuntos sem ser o de sempre: o futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário