logo

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli: Adolescentes como Educar. (Parte 6)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade o pessoal.

Pai quer conversar mais com filhos

Doutora, tenho um filho de 16 anos e outro de 12. O mais velho é muito fechado e nunca conversa comigo, já o mais novo é super falador. Será que é culpa minha, não conseguir conversar com meu filho adolescente? Sou policial federal, mas na medida do possível tento estar em casa.
RESP:- Olá, J.M. os temperamentos das pessoas são diferentes e seus filhos certamente tem cada qual seu modo de ser. Avalie se seu filho " calado" é mais semelhante ao pai ou à mãe quanto ao temperamento, e não se esqueça que aos 16 anos ele já terá seus momentos de olhar para dentro de si mesmo, refletir, conhecer-se . Os filhos buscam imitar os pais e o mais velho está na fase de identificação com o pai.Encontre um jeito de falar sobre profissões, comente as qualidades que vê que ele tem, solicite ajuda para algum trabalho - lavar o carro, ir fazer compras, praticar algum esporte, ir ao cinema - com paciência e sem afligir-se. Ele tem amigos?Como é com eles, - e na Escola ? Entre os familiares como é seu modo de ser ?
Estas perguntas talvez possam ajudá-lo a estar mais tranquilo e observando melhor os filhos, chegar a uma aproximação maior com o mais velho .
Importante é sua disponiblidade e o fazer-se encontradiço por eles !
Continúo a seu dispor, Mannoun


Situação embaraçosa, como sair dela?
S. diz: Dra Manoun - Gosto muito do que escreve neste site aqui. O que vou perguntar é meio embaraçoso e se puder não publicar meu nome fico agradecida. Semana passada entrei no quarto do meu filho de 11 anos, sem bater na porta, ele ficou assustado e desligou o computador antes que eu visse. Desde este dia ele não fala comigo. Que devo fazer? Será que ele estava vendo algo errado?

RESP:- Cara S. que bom que aprecie as respostas sobre Adolescência ! Não fique apreensiva com o comportamento do filho. Se ele se esquiva, trate-o com naturalidade, peça sua ajuda para alguma tarefa, deixe-o à vontade , deixe passar um tempo e só então comente - com serenidade - a atitude dele e oriente sobre computador e internet, que são instrumentos e portanto, manejáveis. O bom ou mau uso é que os tornarão úteis ou prejudiciais. Vá por este caminho- orientação -! Esta a maior e melhor tarefa dos pais aproveitando todas as ocasiões para passar valores, explicar, acalmar, educar.
Pode voltar a falar quando quiser, ok ?
Meu abraço, Mannoun

Um menino mais novo de quatro filhas mulheres

Oi. Tenho 4 filhas entre 17 e 12 anos + um menino de 10. Tenho medo que ele fique homossexual por causa de viver só com as meninas. Meu marido morreu há cinco anos de cancer e ele é o unico homem da casa, não quis casar de novo... Será que estou pensando nisso por mania minha? Alguma dica? Beijo e parabéns pelas suas respostas.
- Olá, S.não tenha medo ! !
Não se culpe por não ter se casado novamente, não será este um motivo para que sua família deixe de ser feliz . Sua opção é um direito de bom uso da liberdade de todo ser humano !
Quanto ao filho, fique atenta- isto sim- ao fato de que os caçulas sempre são mais mimados, especialmente ele por ser menino, porque pouco conviveu com o pai, porque então os familiares se desdobrarão em atenções...
Coloque-o em contato com pessoas da família e amigos com filhos da mesma idade, consulte- através do site " negociosdefamilia" onde funcionam clubes de meninos da faixa etária do seu, conviva com as famílias amigas .
Não o superproteja nem permita as expressões comuns do " coitadinho, perdeu o pai tão novinho" etc, etc, que mais atrapalham do que ajudam.
Carinho e firmeza combinam muito bem !
Fico às suas ordens ! Meu abraço, Mannoun

5 comentários:

Ruthe Amorim disse...

Dra Mannoun qual a média de horas de sono de um adolescente? Quanto tempo precisa dormir para se sentir bem para estudar? E qual é o melhor horário para dormir? Meus dois filhos trocam o dia pela noite. Obrigada pela atenção.

Lilian Marina disse...

Dra. Mannoun

Muito obrigado pelos sábios conselhos que tem nos dado.

Minha pergunta é sobre a morte. Tenho um filho de 11, anos cuja irmã gemea morreu de leucemia há alguns meses. O médico que acompanhou todo o processo disse que pelo fato de não serem univitelinos ele não teria um risco auto de ter leucemia.

O fato é que meu filho passou a ser um garoto triste. Ele as vezes pede que eu leve ele no cemitério para visitar a irmã. Isto é normal?

Liana Clara disse...

Lilian Marina, sua resposta estará na próxima segunda. Sempre só com as iniciais dos nomes de quem pergunta. Sempre que quiser pode participar. Abraços Liana

carlosalbertosantos disse...

DRA MANOUN
TENHO UMA FILHA DE 14 ANOS QUE SE AUS3ENTA CONSTANTEMENTE DE CASA PARA FICAR NAS CASAS DAS AMIGAS.
O QUE FAZER JÁ QUE A MÃE TAMBEM TRABALHA E PASSA O DIA FORA DE CASA.

Liana Clara disse...

Sr Alberto, as respostas costumam ficar nas segundas feiras. Porém a Dra Mannoun esta de férias, viajando, e só retornará a responder em fevereiro. Peço que aguarde a sua resposta para a primeira segunda de fevereiro.

Postar um comentário