logo

domingo, 29 de setembro de 2013

Dia Internacional da Preguiça e contra a Inércia

Instituíram o dia de hoje, como o dia da preguiça e, por conseguinte um dia para lutarmos contra este estado de inércia; resolvi colocar aqui, algumas coisas sobre o assunto, para esclarecermos nossas dúvidas e a partir de hoje, tomarmos algumas decisões para evitarmos o marasmo na nossa vida.

A preguiça pode significar desde a falta de disposição para realizar determinada tarefa, até uma espécie de aversão ao trabalho.  Além disso, a preguiça está ligada à moleza e a negligência na realização de atividades. Falar em preguiça significa desde um dia de descanso, em que deixamos as atividades de lado para relaxar, até a falta de vontade em retomar essas atividades ou iniciar qualquer forma de esforço físico ou mental.

Os momentos de ócio são bons para refrescar a saúde mental. Não vou me referir aqui a nenhuma patologia que também possa vir junto com um desânimo, excesso de sonolência, falta de motivação, ou fadiga crônica. Porque nem todo preguiçoso está doente, mas algumas pessoas, quando doentes, apresentam preguiça entre seus sintomas, mas, Isso é para um bom médico diagnosticar.

Algumas mudanças nos nossos hábitos  podem diminuir a moleza, e nos proporcionar  novas formas de energia e motivação. A prática de exercícios físicos é uma dessas mudanças, resgatar antigas atividades prazerosas, principalmente em família. E também, alimentos mais leves e dietas mais balanceadas estão ligados à disposição para as atividades.

Quando nos sentimos preguiçosos, devemos fazer uma auto avaliação e constatar as causas, que podem ser, por exemplo, as nossas tarefas diárias repetitivas,  e rever como estamos lidando com isso. Pode também ser um alerta do corpo, mostrando a vida estressante e cheia de tarefas que acabamos  tendo; é como se o corpo pedisse lazer e descanso através da falta de vontade e da moleza.

E para completar, sempre é bom lembrar que: tempo é questão de gosto. Arrumar tempo para as nossas atividades e deixar a preguiça de lado, é uma questão de passar a ver a vida com os olhos  de eternidade.

“Uma pessoa apaixonada cria tempo, inventa-o, multiplica-o… E acaba “encontrando” tempo para estar com quem ama.” - Pe. Paulo Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário