logo

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Maior floresta tropical do planeta – A Amazônia

No dia de hoje comemoramos o dia da Amazônia. E o que representa este território para nós?

Ela tem sua maior parte no território brasileiro, 60%, e o restante ocupa uma área, que abrange mais oito países da América do Sul (Peru, Colômbia, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname, Venezuela e Guiana Francesa). Um total de sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões e meio de florestas. A Amazônia é hoje um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade.

Nesta região temos uma infinidade de espécies animais, vegetais e arbóreas conhecidas e desconhecidas; e também é uma reguladora do equilíbrio climático global; e uma imensa fonte de matérias primas alimentares, florestais, medicinais e minerais.

Com toda essa importância ambiental para o planeta, a Amazônia é ameaçada por inúmeras atividades predatórias, como a extração de madeira, a mineração, obras de infraestrutura e a conversão da floresta em áreas para pasto e agricultura.

É de fundamental importância o cuidado com esta região, para nós brasileiros e  para os amazonenses, em particular, povo sofrido que vive na região ribeirinha do rio Amazonas e seus afluentes, que vivem da terra e do consumo da fauna local. Tudo requer uma grande adaptação para fazer com que a região permaneça com suas qualidades vitais.

Ali encontramos um contraste de rios espetaculares, com o  encontro das águas do Rio Amazonas e as verdes azuladas, como por exemplo das do Rio Tapajós, tudo isso transforma a região, em um lugar paradisíaco para umas ótimas férias.

Para viajarmos para o local precisamos saber que de agosto a dezembro, existe o período de seca, onde é possível apreciar belas praias. E de janeiro a junho, devido às inundações do rio Amazonas e seus afluentes, a região ribeirinha fica submersa.

2 comentários:

Geninha disse...

Muito bom o post, parabéns! Para a família militar que quiser saber um pouco mais sobre Manaus, dá uma olhadinha no meu blog (http://mulherdemilitar.blogspot.com.br/search/label/Manaus).
Abraço.

Liana Clara disse...

Olá Geninha, seja bem vinda ao Blog. Já fui visitar seu blog e vi que é esposa de militar e como tal, está sempre viajando. Isso é muito bom, sempre conhece pessoas novas e tem um conhecimento muito maior desse imenso Brasil. Pelo menos, com a internet, agora , você está sempre ligada a todos que deixou para trás.
Visite-nos sempre, abraços

Postar um comentário