logo

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O sono de grávida

No início da gravidez parece que estamos tomando soníferos constantemente, sentimos muito sono, e os remédios para os enjoos, ainda provocam mais sonolência.

Algumas pessoas acham que a grávida está preguiçosa, e vão logo dizendo que gravidez não é doença. De fato, não é , é sinal de saúde, um novo ser que cresce dentro de nós. Porém, é comum no início, a pressão descer muito; a glicose ficar também muito baixa, e tudo isso dar essa sensação de cansaço e torpor. Não há mal nenhum em dar descanso ao corpo, neste período.

Costumo dizer que é até providencial, tirar esses cochilos na gravidez, porque quando o bebê nascer o sono , dificilmente será reparador; pois, os cuidados com o novo membro da família serão prioridade, e muitas vezes ele ou ela, não dará trégua nem de dia nem de noite.

Com o passar dos meses da gestação, por volta do meio do terceiro mês, esta sonolência passará e os meses seguintes serão bem mais produtivos e dinâmicos. Aí, todo cuidado é pouco com o regime alimentar, é quando a fominha parece vir a todo momento, talvez, mais por ansiedade do que por necessidade. E, acabamos comendo por dois!

É sempre importante contar ao médico que acompanha a gravidez, todos os sintomas, sejam quais forem, até uma forte sede a noite pode ser sintoma de algo mais a se cuidar.

Às grávidas, não se sintam inúteis, pelo fato de estarem tão dorminhocas, esse não é o momento; o corpo está trabalhando em dobro e se adaptando a nova situação, a gravidez. E ficar estressada não Ajuda em nada, só pode piorar o estado de ânimo e nos deixar pra baixo.

Agora, é sono? Durma. Quando for pra comer, coma com temperança. E aproveite. São só nove e meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário