logo

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Doenças comuns na infância e seus cuidados

Catapora - é uma doença muito contagiosa causada por um. É uma das mais comuns na infância. Sua principal característica é deixar o corpo coberto de pintinhas vermelhas, essas pintinhas começam no tronco da criança, espalhando-se rapidamente para o rosto, braços e pernas podendo se espalhar para dentro da boca, do nariz, das orelhas e de outros orifícios do corpo da criança. Depois de um tempo as pintinhas vermelhas se transformam em pequenas bolhas de água, e quando começam a cicatrizar de 4 a 5 dias, formam ‘casquinhas’ e caem. Quando estas pequenas feridas são coçadas infeccionam e deixam na pele cicatrizes permanentes. A criança tem febre alta, bastante coceira na pele, cansaço, cefaleia e perda de apetite.

Pose-se pegar catapora se estiver no mesmo local que outra criança infectada. Isso é porque o vírus está presente na saliva.O que se deve fazer é repousar, ingerir bastante líquido e principalmente, evitar coçar as feridas. A recuperação dura de 7 a 10 dias. A catapora pode ser prevenida com a vacina ‘Varicela’.

Caxumba - é uma infecção viral das glândulas salivares (geralmente a parótida), sublinguais ou submandibulares, todas próximas aos ouvidos. Os sintomas surgem de 12 a 25 dias após o contágio. Com glândulas inchadas, pelo pescoço logo abaixo da orelha, e doloridas; dor de cabeça, dores musculares, fraqueza, febre e dor ao mastigar ou engolir. Pode ocorrer orquite, inflamação do testículo e ovarite, inflamação dos ovários. As sequelas podem ser: diminuição da capacidade auditiva e esterilidade.

Ela é transmitida através do contato direto com secreções da pessoa infectada. O indivíduo infectado não deve exercer atividades escolares e nem trabalhar pelo período de 9 dias após o início da doença. Ocorre sob a forma de surtos, que acometem mais as crianças, é uma doença que ocorre mais no período do inverno e primavera. Não tem tratamento, o organismo se encarrega de resolver a infecção. Para aliviar os sintomas usa-se analgésicos e repouso. A prevenção para não pegar caxumba é a vacina ‘tríplice viral’, usada aos 15 meses de idade.

Coqueluche - é uma doença bacteriana, infectocontagiosa que ataca o aparelho respiratório. Inicia-se com leves sintomas que surgem de 07 a 14 dias após o contágio, e podem confundir-se com uma gripe: febre baixa, coriza, mal estar e uma tosse seca. Com o passar do tempo a tosse vai ficando mais intensa e repetitiva seguida de período de calma. A tosse é seguida por um som de guincho específico e vômitos. Isto dura cerca de duas semanas até ir diminuindo gradativamente. É transmitida por contato direto com secreção de indivíduo doente como gotas de saliva lançadas ao ar ou por objetos contaminados. Dura aproximadamente 30 dias. A prevenção contra a coqueluche é através da vacina Tríplice que deverá ser administrada em crianças de dois meses até quatro anos e onze meses.

Rubéola -  é causada por vírus. É transmitida através do contato direto através da saliva liberada no ar ao tossir, espirrar ou falar, ou através da mãe para o feto através da circulação comum. Apresenta este nome pelo aspecto avermelhado ou rubro do paciente. O período de incubação é de 14 a 21 dias e logo após começam os sintomas tais como: febre alta, cefaleia, mal-estar, dor de garganta, aumento das glândulas perto do pescoço e ouvidos e pintinhas vermelhas na pele. A rubéola dura cerca de uma semana. Não tem tratamento, podendo apenas aliviar os sintomas como a febre e a cefaleia; é aconselhado que o paciente faça repouso. Previne-se com a vacina Tríplice viral e deve ser administrada em crianças aos 15 meses de vida.

Sarampo - é uma Infecção viral, facilmente transmitida de pessoa para pessoa, e, também é extremamente contagioso sendo muito comum na infância. Parece com a catapora, pois também faz surgir bolinhas vermelhas pelo corpo e coceira. No início a criança tem febre, tosse, olhos inchados e irritados em lugares muito iluminados, podendo surgir pequenas ínguas no pescoço. Os sintomas vão piorando com o desânimo, e surgem diversas pintinhas vermelhas pela pele da cabeça para os pés. Elas ficam por um período de cinco a seis dias; depois a criança passa para a fase de convalescença onde as manchas tornam-se escuras e começam a descamar. Deve ser tratada com muito cuidado e acompanhamento médico, pois podem surgir complicações tais como: pneumonias, encefalites, otites, diarreias e etc.

A principal medida de prevenção do sarampo é a Vacinação. Deve ser aplicada uma dose da vacina anti-sarampo a partir dos nove meses, dose adicional a partir dos 12 meses, ou com a tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba/MMR).

O tratamento é repouso absoluto, e medicação prescrita pelo médico para alívio dos sintomas. É uma doença que dura até duas semanas.

Um comentário:

Patricia disse...

Informações preciosas especialmente pras mãezinhas de 1ª viagem!

Postar um comentário