logo

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Um bom documentário para mostrar às crianças

Hoje assisti a um documentário do canal National Geografhic, de alta qualidade e com várias lições de vida, para nós pais de família.

Uma bela lição é a da sobrevivência e da luta no reino animal, pela vida dos pequeninos, os filhotes; como uma mãe leoa se desdobra para que seus filhotes sobrevivam numa selva cruel, onde predomina a luta pelo poder e pela lei do mais forte. O filme "The Last Lions" apresenta a história de Ma di Tau ("Mãe de Leões").

O documentário realizado pela National Geografic Society, dirigido e filmado pelo casal Dereck e Beverly Joubert, nos leva ao coração da África, último local onde ainda existem leões selvagens. A narração é feita por Jeremy Irons, que conta a vida desses animais na África, e começa a história assim: “É uma velha saga da vida, vivida pelos dentes e garras. Uma leoa e seu macho, companheiro e protetor dela, e pai dos seus filhotes...”.

Assim é a vida dos leões na terra: “Lentamente, os lugares escuros da África, tornam-se o último refúgio para um dos animais mais emblemáticos do nosso planeta. Há cinquenta anos viviam aqui 450 mil leões. E hoje, poderão existir tão poucos quanto uns 20 mil...”.



Devido ao habitat reduzido, os felinos se enfrentam constantemente em busca de território, e no meio desta batalha, Ma di Tau se encontra exilada após a derrota de seu parceiro; mas, seus filhotes lhe dão a força necessária para compreender o significado de sua existência, um elo forte, belíssimo e inquebrável.

Um filme muito bem produzido, mostrando uma dura realidade: a grande luta pela sobrevivência, onde a mãe faz todo o possível para defender seus filhos até máximo das suas forças. Vale a pena assistir e mostrar as crianças.

As cenas de violência poderão chocar os menores, mas, contudo, poderão tirar muitas lições de vida e aprenderão a valorizar mais a nossa condição de ser humano racional.

2 comentários:

Patricia disse...

Muito bom!

Liana Clara disse...

Eu também gostei muito de assistir o documentário. Achei emocionante o cuidado do animal. Ainda mais quando vemos tantas mulheres rejeitando seus filhos.

Postar um comentário