Vamos ver o que as mães, de um modo geral, sugerem para termos mais paciência e carinho com nossos filhos, quando estão muito agitados:
1 - Tomar um chá bem docinho para aliviar a TPM
2 - Procurar sempre conversar. Explicar que está nervosa e precisa da ajuda da criança, fazer combinados e acordos... geralmente dá certo!
3 – Proporcionar as crianças com excesso de energia estar constantemente ocupadas - Judô , ginástica artística, além da boa e velha natação!
4 - Os filhos, todos, gostam de testar a nossa paciência para ver nosso limite. Seria ideal ficar de fora, isto é, tentar abstrair-se um pouco, na hora da confusão, e fazer de conta que é uma vizinha olhando a cena. Para tomar uma atitude com mais calma e clareza. De fora.
5 - Ver a hora de agir e a hora de rezar - ou também a hora de agir rezando.
6 – Tentar não gritar com os filhos, que eles são espelhos nossos.
7 - Fora de casa podemos usar o seguinte combinado: gritou, desobedeceu, terá um castigo proporcional, ao chegar em casa. Ou se estiver passeando ameaça ir embora, e se ele continuar voltar mesmo.
8 - Precisamos ser firmes e ao mesmo tempo mansas. É importante não se desesperar, ser firme e cumprir com o que promete.
9 – Quando falarmos que vamos tirar tal coisa tiremos mesmo, porque eles percebem tudo e aí sim, abusam da gente se não somos seguras no que dizemos.
10 – Aproveitar as histórias que contamos, para mostrar o fundo moral bom delas, com crianças boazinhas, bem educadas, e o que acontece com as crianças más.
11 - tirar os privilégios –largou suas coisas jogas pela casa, não terão acesso a TV, microcomputador ou jogos, até que façam suas obrigações.
12 - Elogiar sempre que consegue fazer algo bom, ajuda muito na melhora da criança.
13 - Para melhorar o respeito entre irmãos, é depois da briga, além de pedir desculpas, dizer um elogio pro o outro com quem brigou ou implicou.
14 – E pra completar uma dica da minha avó, com sua sabedoria das antigas: Encha a boca de água, no momento da confusão, e vá contando até dez antes de engolir. Assim se ganha tempo e calma, para pensar na atitude a tomar, diante do conflito.
terça-feira, 10 de setembro de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário