logo

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Sem dinheiro no Natal, e aí?

Esta é a melhor época do ano para todas as famílias cristãs. O espirito natalino é contagiante e os novos meios de comunicação instantâneos nos deixam com uma atitude de expectativa ainda maior para a comemoração magnífica do nascimento do Salvador.

Começa com a profusão de enfeites natalinos em todas as lojas e  shoppings de cada cidade; com a TV repetindo uma série de filmes sobre o Natal,  e milhares de anúncios de presentes e lojas onde comprá- los.Com tudo isso, as crianças também ficam muito animadas, e começam a fazer seus pedidos de presentes. O menino Deus faz aniversário e nós é que somos presenteados.

Conforme os dias vão passando, uma crescente ansiedade também vai tomando conta de nós, pais de família, para os preparativos das festas. Esgotamo-nos nas as idas e vindas das lojas à procura de presentes e de melhores preços . O mês de dezembro é um mês de grandes despesas, matrículas escolares; listas de materiais para o ano seguinte; muitas contas a pagar; caixinhas para lixeiro; porteiro; marcador de luz e de gás; ... e o nosso dinheiro cada vez mais curto.

É difícil resistir às tentações do comércio, com suas propagandas chamativas e hipnotizantes, e evitar o supérfluo , comprando apenas o básico e necessário para uma festa alegre e agradável, porém dentro dos padrões de cada família. É um sofrimento para os pais quando não existem condições de dar aos filhos seus desejos natalinos. Assim sendo, muitos pais terminam por fazer dívidas para não deixarem as crianças sem seus presentes.

O Natal não pode ser toldado por pequenos problemas financeiros; mesmo que falte o dinheiro, não podemos deixar faltar a alegria e a esperança de dias melhores, porque nasce o Salvador para nós.
Vamos comemorar, dentro das nossas possibilidades, ensinando aos filhos que o mais importante é estarmos unidos nessa comemoração magnânima da humanidade. O resto é o resto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário