logo

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

O sorriso de Jesus Menino

Por Maria Teresa Serman
É uma tradição venerar e rezar junto ao Presépio, assim como receber indulgências por estar junto à Sagrada Família nesse momento tão memorável e feliz das Suas vidas, das nossas vidas. As crianças, então, com sua inocência que devemos sempre preservar, são muito amáveis e simples nas suas considerações sobre o Menino recém-nascido. E nós, as mães, ensinamos os pequenos a contemplar com amor a cena e pedir favores a Jesus. Que eu seja obediente; que eu não brigue ou ensopape os meus irmãos; que coma tudo que a mamãe põe no prato; que eu seja estudiosa, e por aí vai. Li hoje, em um um livro que me fez meditar sobre o assunto, um pedido singelo e muito profundo de uma menina inocente: "Jesus, me dá um sorriso!."

Interessante é observar, e eu pessoalmente nunca havia me detido neste detalhe, não sei quanto a vocês, que o Menino nasceu como um bebê normal, seu aspecto e condição era de um recém-nato. Portanto, não sorriria ainda. . As imagens dele no presépio, que retratam seus primeiros momentos de vida, já o representam sorrindo, de bracinhos abertos para nós. No caso dos braços abertos, só se fosse pelo reflexo natural que observamos nos bebês novinhos. Sua representação não é falsa, mas deseja retratar a essência da mensagem de seu nascimento - o amor incondicional por nós. Mas isso só é importante registrar para evidenciar o fato de que o Filho de Deus se fez homem como nós, exceto no pecado. Foi uma criancinha indefesa, dependente, frágil, como somos todos, mas POR VONTADE PRÓPRIA, para nos mostrar que poderíamos sempre receber alento e lições se meditássemos em Sua Humanidade Santíssima. Só estou relembrando isso, a mim mesma antes de todos, pois esse aspecto já foi objeto de oração e reflexões de grandes santos, entre os quais destacamos S. Josémaria Escrivá, que incansavelmente conduzia suas homilias e textos para esse ponto.

Vamos voltar ao sorriso que a menina pediu a Jesus. Ele atendeu, sem dúvida, porque seus preferidos, se podemos assim dizer, são as crianças e os que se fazem como elas, no coração e na alma. Ele sorri para nós, na reprodução em barro, argila, e qualquer material em que seja retratado, se imitamos os puros de coração; se lhe pedimos que renove a nossa fé e dê suporte à nossa esperança; se o imitamos na sua pobreza e acolhimento, para depurar a nossa caridade.

Sorri para mim, Jesus, é o que eu lhe peço hoje e sempre. Sorri para mim, para confortar a minha alma, para que teu sorriso seja um bálsamo para minhas feridas, meus pecados, meus insucessos na luta para Te seguir. Sorri para mim, meu Menino Jesus, como Tua Mãe, e que ela continue olhando por mim, pela minha família, afetiva e espiritual, pelos meus irmãos, que assim o são por Tua Encarnação e Redenção. A Mãe que nos deste nunca nos há de faltar, se recorremos a ela, Esperança Nossa, Causa da Nossa Alegria, que és Tu. Sorri para nós, Jesus, junto ao Teu pai na Terra, S. José, nosso pai e senhor, Protetor da Igreja e das famílias, exemplo de fidelidade e serviço incansável.

Hoje e sempre, meu Jesus, faz com que possamos renovar o nosso sorriso-compromisso para Contigo e com os irmãos, principalmente junto àqueles que não Te conhecem ou não sabem amar-Te. E daqui te mandamos mais um sorriso cheio de carinho e devoção, Menino Jesus, nosso amor primeiro e maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário