logo

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Natal do menino Jesus - em 2012

Todos os anos, por esta época costumamos fazer algumas reflexões sobre o Natal, esta festa tão esperada e programada, de final de ano. E em cada ano, procuramos ver a cena do Natal por um enfoque diferente. É uma cena simples, mas que contém muitos e grandiosos ensinamentos.  Deus nos transmite suas lições e ensinamentos através de sua própria vida. 

É um excelente hábito cristão que haja presépios nas casas, praças e shoppings , e sempre vamos poder tirar novas lições olhando a cena. Uma que podemos tirar é a da humildade divina. Aproveitemos o Natal para trazer a humildade à nossa vida, que é reconhecer nossa verdade, o que valemos diante de Deus e dos outros; um esvaziamento de nós mesmos para deixar que Deus aja em nós, rejeitando as aparências e superficialidades; é a expressão da profundidade do espírito humano.

E isso não significa ser tímido, ou não exercer os próprios direitos, e sim luta e dedicação. Vamos exercitar a humildade em nós através da oração, da prática e aceitando as contrariedades.

Com a oração - demonstramos que precisamos de Deus para tudo: Para resolver um problema econômico, para educar os filhos, para ter sucesso nos estudos ou conseguir um melhor emprego  -   Ele quis ser criança pequena, de colo, necessitando de muitos cuidados, para que não nos sentíssemos diminuídos por estarmos necessitados.

Praticando a humildade - é quando aproveitamos as ocasiões para servir, sem nos preocuparmos excessivamente com nossas coisas pessoais, mas enxergamos as necessidades dos outros. E oferecer a Ele toda a glória. Através dessas pequenas coisas diárias crescemos em humildade. São vários os exercícios de humildade que podemos fazer.

Aceitando as contrariedades - no dia a dia, oferecer ao Senhor, com alegria, as adversidades - sem mau humor ou impaciência.  Aproveitar as pequenas humilhações e injustiças para se parecer cada vez mais com o Menino na pobre manjedoura.

O tempo do Natal é especial - Parece que novos sentimentos ficam mais vivos e o coração mais sensível. E quem está no centro dessa festa? O Salvador ou as compras, comidas, enfeites?

Vamos aproveitar esse tempo para descobrir um aspecto da infância espiritual: sentir- nos pequenos diante da cena do nascimento de Jesus Cristo.  Ser como criança, compreende também a capacidade de corrigir quando se errou.  Isso pode ser uma ajuda boa para não estranharmos ao errar, e não persistir no erro. E ainda para compreender e perdoar os erros dos outros. Pensar que tudo que fizermos, com Deus é melhor. Ele é nosso maior Mestre.

O Natal é época boa para perdoar, esquecer as ofensas.  Boa ocasião para deletar da memória as coisas ruins que nos fizeram.  E nos abandonar nas mãos de Deus.  Vamos parar diante do presépio e, olhar por alguns minutos, e ouvir o quê o Menino que vai nascer, pobre e desprovido do mínimo conforto, -  vai nos dizer. Isso será nosso momento de Paz e de Esperança de que tudo poderemos naquEle que nos conforta. E assim teremos um lindo e santo Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário