logo

domingo, 30 de dezembro de 2012

Aprofundar a fé: CREDO (1)

Por Maria Teresa Serman
Já comentamos no blog sobre o Ano da Fé, instituído pelo Santo Padre, e que já começou em outubro. Para aprofundarmos a nossa fé, resolvemos meditar, em "cápsulas de fé", no CREDO DO POVO DE DEUS, que é rezado na Santa Missa. Vamos começar, então:

Creio (ou cremos) em Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da Terra: como no Pai-nosso, essa oração de confissão de fé começa por confirmar a nós, crentes, especialmente aos batizados, que Deus é e deseja ser, em primeiro lugar, nosso Pai, amoroso, presente, que nos assiste e confere as graças necessárias para nossa vida e santidade. Não é uma entidade distante, que nos criou, mas se conserva distante, em todo o seu poder sem medida, nos céus. Não nos abandonou, Seu Amor nos deu a vida, e a conserva, sustentando-nos em nossas provações, trabalhos e obras de amor. Ele espera que recorramos à Sua Misericórdia todo o tempo, e que busquemos, antes e acima de tudo, amá-lo e demonstrar esse amor também aos irmãos. 

S.João resume essa verdade com perfeição, ele que conheceu pessoalmente o amor de Jesus, o Filho de Deus encarnado, em sua carta, 1João 4,7-8: "Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor."

Convém aqui darmos uma parada e nos perguntarmos: amo verdadeiramente, com o amor que Deus nos indicou, por meio dos ensinamentos de Cristo, nos evangelhos, no depósito de fé da Santa Igreja, ou finjo que procedo assim, mas a minha boca e minhas atitudes falam da abundância de meu coração, repleto de mim mesmo? E, no fim, amo a mim próprio refletido nos outros. 

Deus é Todo-Poderoso, Criador e Regente do universo, de cada criatura, e cuida da sua criação com uma atenção que não podemos sequer imaginar, embora devamos crer, pois é assim que nos salvaremos. 

Devemos pedir a fé de Abrãao, que saiu em rumo à terra que lhe foi prometida e esperou o filho que já não poderia gerar, por sua idade e de sua mulher, e tudo lhe foi confirmado com imensa generosidade, pois Deus não esquece Suas promessas. Antes se excede em bondade, dando-nos mais e melhor do que aquilo que pedimos.

Devemos crer como Santa Maria, que prontamente proferiu o "Fiat", "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.", ao Arcanjo Gabriel.  E, a partir desse momento, dedicou sua vida a servir, em primeiro lugar sua prima Isabel, e viveu de fé e serviço até sua assunção aos céus. Deus não lhe poupou contrariedades, nem "uma espada que transpassará a tua alma", a morte dolorosíssima de Seu Filho. Nada abalou sua fé, e ela foi vitoriosa. De pé, junto à Cruz; gloriosa no céu, junto à Ssma. Trindade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário