logo

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Cardápio para Natal

Salada verde com tomates cereja
Arroz de Bacalhau
Caixa de presunto
Farofa de bacon

Sobremesa:
Salada de frutas com sorvete
Bolo de coco Doçura


Farofa de Bacon
200 g de bacon em cubos
 1 cebola picadinha
 1 kg de farinha de mesa cra
200 g de margarina

 Modo de fazer: Colocar o bacon picado para dourar numa panela grande. Quando já estiver ficando dourado, acrescentar a cebola e também ir dourando. Aproveitando a gordura que sobrou na panela, juntar aos poucos a farinha, mexendo sempre, (não usar todo o quilo), até ver que é suficiente para a quantidade de bacon/cebola. Acrescentar a margarina e ir virando sempre, de preferência com uma colher de pau, até a farinha dourar toda por igual. Dicas: pode usar toda a farofa ou guardar uma parte em vasilha com tampa. Dura vários dias. 

Arroz com Bacalhau
 1 cebola picada
 4 tomates médios sem peles e sem sementes picados
1 xícara de salsa e cebolinha picadinhos
 2 latas de ervilha com água ou a mesma quantidade de ervilhas congeladas
 150 g queijo parmesão
 1 e ½ x de chá de azeite
3 colheres de purê de tomate
 1 x de pimentão picado (verde, amarelo e vermelho)
 ½ kg de Bacalhau
 3 x de arroz
 Azeitonas pretas

 Modo de fazer ·Dessalgar o bacalhau, depois tirar a pele e espinhas e picar em lascas pequenas ( NÃO desfiar) e reservar. Fritar um pouco o bacalhau em lasquinhas no alho e azeite. Reservar. Separar a última água do bacalhau e fazer o arroz com ela e com a água da ervilha, refogando-o com alho no azeite. Numa vasilha, juntar todos os ingredientes picados: tomate, cebola, salsa, pimentão, mais a ervilha e azeitonas, misturar tudo e depois juntar ao bacalhau picado e o azeite. Misturando bem. Depois do arroz pronto, (não deixar ficar muito mole), soltar bem e juntar ao restante já misturado. Colocar em um pirex grande ou dividir em dois, terminando com o queijo parmesão ralado. Mantê-lo coberto até a hora de levar ao forno. Levar ao forno só para gratinar e servir.

CAIXA   DE   PRESUNTO
1 presunto comum, sem capa de gordura, de 3 a 3,500 kg
1/3 xícara de mostarda amarela
½ xícara, de água
½ xícara de açúcar
½ xícara de calda de compota de abacaxi, pêssego ou outra
1 vidro de geléia de amora
½ xícara de vinho branco seco


Modo de fazer: Prepare o glacê, levando ao fogo a água, açúcar, calda, geléia e mostarda. Deixe ferver um pouco. Separe 1/3ª desta calda e misture o vinho. Reserve o restante da calda. Unte um tabuleiro com manteiga, coloque o presunto com a parte arredondada para baixo, pincele com manteiga, regue com a mistura que levou o vinho e leve ao forno moderado por cerca de 1 hora, regando de vez em quando.

 Ponha novamente no fogo o restante da calda que ficou reservada, para dar um ponto de calda grossa (quando as bolhinhas ficam menores). Retire o presunto do forno, vire ao contrário, faça os cortes tradicionais em forma de losangos e introduza cravos nas junções. Pincele como glacê e leve ao forno quente para corar. Pincele de vez em quando para que o presunto fique bem corado. Retire e deixe esfriar.

Tire então a parte de cima como uma tampa. Cave o presunto pelas laterais e base, deixando uma moldura. Fatie a parte interna que retirou, e arrume na cavidade, misturando fios de ovos. Recoloque a tampa, amarrando com um laço e enfeitando com cerejas e frutas em calda.


BOLO    DE    COCO   DOÇURA
Massa
5 ovos
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de suco de laranja
1 colher de sopa cheia de fermento em pó
Molho
1 vidro pequeno de leite de coco
A mesma medida de leite comum
½ lata de leite condensado

Cobertura
3 claras batidas em suspiro, com 3 colheres de sopa de açúcar
Coco  ralado  hidratado
Morangos fatiados ou cerejas no marrasquino

Bata as claras em neve bem firme, vá acrescentando as gemas uma a uma, sempre batendo, o açúcar, a farinha de trigo, o suco aquecido e o fermento. Unte e polvilhe um tabuleiro médio, de preferência redondo, e leve ao forno de 200° até corar e soltar um pouco das bordas. Deixe esfriar um pouco e desenforme no prato definitivo. Fure  então e vá banhando com o molho batido no liquidificador

. Leve à geladeira (deve ser feito com bastante antecedência, até no dia anterior). Pouco antes de servir, cubra com o suspiro (feito no momento) e leve à geladeira novamente. Na hora de servir, polvilhe com o  coco ralado, o que não pode ser feito antes, pois a clara absorverá inteiramente o coco. Enfeite então com frutas e galhinhos de hortelã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário