logo

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 44)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

Filhos casados jovens
1 - A. S. diz: Dra e quando nossos filhos se casam muito novos? Como ficamos? Não podemos mais educá-los nem interferir nas coisas que farão de suas vidas? Deixamos quebrarem a cabeça pra acertarem sozinhos?

RESP:Caro Sr.A.S.
Uma vez que os filhos constituem suas próprias famílias, cabe aos pais continuar a dar o exemplo, colocar-se à disposição, mostrar que estão e estarão sempre disponíveis a ajudar no que os filhos necessitarem, não interferindo a não ser quando solicitados. É uma atitude que muitas vezes custa aos pais, especialmente quando - tendo já percorrido o caminho- percebem que haverá tropeços. Mesmo assim, calem-se, rezem aguardem o pedido de ajuda ou de um conselho, mas não é prudente interferir. Os filhos receberão agradecidos este modo de agir e confiarão cada vez mais.Não podemos tirar todas as pedras de tropeço do caminho dos filhos. Dar bom exemplo, acolher, abraçar, enxugar lágrimas, animar - este o nosso papel! É difícil, mas vale a pena!
Atenciosamente, Mannoun

Filhos de pais separados
2 - O. A. S.diz: Como é possível dar uma boa educação a um filho quando os pais se separam e cada um vai morar com outra pessoa e a criança tem que conviver com estas duas famílias novas? O que é necessário combinar entre pai e mãe para que consigam educá-lo?

RESP:Cara Sra, O.S. Algo muito importante é que os pais se RESPEITEM para respeitar o filho. Na prática, significa que um não fale mal do outro, que não apontem os defeitos mútuos diante de terceiros- especialmente diante e para o filho!
Realcem as qualidades de um e outro, e, sobretudo não façam comparações do filho com tal ou qual defeito do outro - " você é gastador como seu pai !" ou não suporto quando você fala grosseiro como sua mãe"...etc., etc.
Não queiram saber como o filho está sendo tratado na nova casa- cortem a curiosidade - “que você almoçou lá?- como é seu quarto, etc."
Se o filho contar, ouçam sem comentários desastrosos...
Passem seus valores, dêem bom exemplo, saibam respeitar, ouvir, calar e falar quando necessário.
Fico às suas ordens, Mannoun

Adolescente com horários
3 - A. diz: Que
tipo de rotina preciso criar pra minha filha de 15 anos ter horários a cumprir, além dos estudos e lazer? Que cuidados com ela e com a casa ela deve ter pra crescer mais organizada e deixar de só querer farra?

RESP: Caro A., a rotina aos 15 anos já deveria existir - tarefas em casa, ordem para cuidar de seu quarto, roupas, capricho e também responsabilidades nas tarefas domésticas. Afinal a casa é de todos e os pais devem distribuir atribuições entre todos para o bem estar comum.
Em casa há horários? Levantar, estudar, ir à escola, refeições, atividades dentro e fora de casa? Como é o dia a dia? Quando os filhos vão a festas? Quem leva e vai buscar?Conhecem mesmo as amizades deles, os pais, os hábitos de cada um?
Não é que sejamos quadriculados, mas estas coisas devem fluir com naturalidade no dia a dia de um lar, sem muito “falatório”, porque mesmo que os adolescentes reclamem, na verdade eles gostam e desejam que os pais estejam à sua volta, que digam NÃO em muitas situações, que haja vivência de valores e virtudes em casa.
Boa sorte e fico às ordens, Mannoun

4 comentários:

Heloisa Cunha disse...

Dra tem como preparar a filha para a adolescência? Minha filha tem 10 anos e o posso fazer para que não fique rebelde como as adolescentes que vejo?

Anônimo disse...

Dra o que posso fazer para ajudar minha filha na escolha da profissão. Esta com 18 anos e mesmo com o teste feito na escola, não se decidiu ainda. O vestibular esta chegando e até agora nada! Ela precisa continuar os estudos para ser alguém na vida. O que faço?

Paula Antunes Mendes disse...

Tenho 29 anos e faz 6 meses meu marido de 31 morreu de câncer no estomago. Quando ele morreu nossa única filha tinha 2 meses, agora tem 8 e eu tenho uma dúvida.

Será que se eu casar de novo isto será bom para ela? Não estaria traindo meu marido?

Obrigado

Liana Clara disse...

As respostas da Dra Mannoun para estas perguntas estarão no próximo dia 07 de junho.
Todas as segundas temos as perguntas e respostas a Dra Mannoum.

Postar um comentário