logo

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Mães - o que dizem os filhos delas – parte 3

Fizemos umas entrevistas com alguns filhos de pessoas conhecidas, para ver como andam as mães e para dar uma mostragem de como os filhos nos vêem.

Vejamos as perguntas e respostas a seguir:


1) Como você descreve a sua mãe?

L.B: Minha mãe sempre foi muito presente na minha vida. Atualmente está aposentada, mas trabalhava fora até o ano passado, como médica. Mesmo trabalhando fora, nunca negligenciou a atenção à casa, ao marido e à filha, até porque trabalhava somente no período da tarde. Ela é muito carinhosa, mas ao mesmo tempo sabe ser enérgica, digamos até mesmo brava, o que não é ruim. É bastante organizada, sempre foi excelente profissional e bastante estudiosa. Ela é presença marcante na minha vida, até por ter a personalidade bem forte. Passou por um enorme sofrimento, que foi a perda do meu pai, há 13 anos. Ficou viúva nova, aos 49 anos, e desde então decidiu não casar novamente. Viveu um amor lindo com o meu pai e eu agradeço a Deus por ter me dado pais que se amavam tanto. Sei que até hoje ela sofre com a falta dele, mas, por ter uma fé muito grande, procura superar e manter a alegria de viver no dia a dia.

E: A dor e a delícia de ser o que é! É das pessoas que mais admiro, um coração de ouro, uma inteligência privilegiada, um senso de humor incomparável... Agora, que geniozinho forte!!

R: Uma pessoa carinhosa, cuidadosa ao extremo, disponível, otimista, mas ao mesmo tempo muito exigente com a educação e disciplina dos filhos (até hoje não conheci uma mãe igual neste ponto, ela era "brava" mesmo quando não "saíamos da linha"!!!).


E.S: Uma mulher determinada, com personalidade muito forte e, apesar de ter um pulso muito firme e uma cabeça, às vezes, muito dura, é de um carinho, um amor e uma dedicação por nós, seus filhos, sem comparação.

M: Minha mãe é uma boneca! Sempre elegante, bem vestida, com seus traços delicados. Devemos reconhecer que é uma boneca de personalidade um "pouco" forte, se me permitem dizer, sem perder, entretanto, seu lado divertido. Enfrentou muitas dificuldades, mesmo antes de aparecerem os 5 pestinhas queridos em sua vida, sempre mantendo sua fé em Deus. Reúne imensas qualidades, entre elas, um coração grande com uma incrível capacidade de amar.


2) Em que gostaria que ela melhorasse? Qual sua (dela) principal qualidade?

L.B: Gostaria que ela fosse menos preocupada comigo e se angustiasse menos com o meu futuro, embora eu saiba que as mães sempre se preocupam com os filhos. A principal qualidade dela é a capacidade de doação. Ela tem um espírito de serviço admirável!!!

E: O que poderia melhorar: no temperamento, na paciência. Sua principal qualidade: bondade, caridade, bom coração.

R: Que fosse um pouco menos teimosa e preocupada com os filhos. E talvez que também falasse um pouquinho menos (tomara que ela não me ouça dizendo isso - hahahahahah!)

E. S: Gostaria muito que ela deixasse de ser tão orgulhosa, algo que a faz ser irredutível, mesmo quando está errada. Sempre é a dona da razão. Quanto à segunda pergunta, não há resposta. Impossível indicar apenas uma qualidade. Com tantas qualidades e alguns pequenos defeitos, que todos temos, sua melhor qualidade é ser a pessoa que é.

M:Gostaria que ela melhorasse na calma, principalmente em relação às coisas pequenas, com as quais ela perde facilmente a paciência (eu saí um pouco a ela). Também, para que deixasse o orgulho mais de lado e a voz mais baixa, de vez em quando!
Sua principal qualidade é difícil de ser apontada, mas dentre as muitas, a de maior admiração é a generosidade. E nela, essa característica atinge níveis impressionantes, em vários âmbitos. Generosa na atenção, no cuidado, nos mimos, adora dar presentes (para todos, não só para nós), na preocupação com os demais (novamente, não só conosco), na dedicação ao trabalhos desde os menores e mais simples até os maiores e mais complexos. Enfim, generosidade no amor, em todos os sentidos e para com inúmeras pessoas.


3) Que mãe pretende ser?

L. B: Pretendo ser uma mãe muito amorosa com meus filhos, mas que saiba dizer não e ser firme quando for preciso. Quero poder estar presente na vida deles e pretendo que as obrigações profissionais não interfiram na formação deles e na atenção que eles precisarão receber.

E: Eu, se é que algum dia papai do céu me der essa graça, gostaria de ser uma mãe tão boa, tão generosa, tão esperta, quanto a minha, só que bem mais light de temperamento...
R: Se eu tivesse filhos, acho que seria extremamente exigente, mas tentaria equilibrar com boas doses de carinho e atenção, o que seria um verdadeiro desafio para o estilo de vida corrido que levo.

E.S: Desejo aquilo que tive, pois quero que eles sejam tão felizes como eu sou. Quem sabe com um pouquinho menos de gritos, seja melhor para eles.


M: Bem, se Deus me der a imensa graça de ser um quarto que seja do que minha mãe é para comigo e meus irmãos, tenho certeza de que meus filhos estarão em boas mãos. Quero ser uma "super-mulher". Que eu não perca a personalidade, a inteligência, a cultura, o primor na área profissional mas que, sobretudo, não perca a delicadeza, o afeto e a dedicação prioritária dada aos familiares, aos pequenos que Deus me conceder criar a partir do amor (e ao marido em primeiro lugar, segundo fui ensinada!). Na verdade, estou falando de como ela é, e como quero, assim, imitá-la.

4) Um recado para a sua mãe

L. B: Mãe te amo muito!! Obrigada por tudo! Por ser a mãe presente e dedicada que sempre foi e por ter transmitido para mim tantos valores fundamentais. Agradeço especialmente por ter me ensinado desde cedo a amar a Deus.

E: Te amo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

R: Amo você incondicionalmente e espero poder retribuir pelo menos um pouquinho de tudo que já fez por mim e pela nossa família.

E. S: Mãe, mesmo com cinco filhos, você sempre conseguiu nos dar tudo igualmente. Você e meu pai. Impossível falar de um sem citar o outro, afinal, com o casamento vocês se tornaram um só! Obrigado por toda dedicação que sempre tem por nós, mesmo nos dias mais cansativos, não deixa de estar por perto de olho: se estamos alimentados, se estamos cansados, se tomamos banho... Obrigado por tudo aquilo que não tenho palavras para descrever e que frases não serão suficientes para agradecer. Espero ser um dia para meus filhos o que você e meu pai são para mim. Feliz dia das mães!!! Te amo demais, incondicionalmente, de forma imensurável e inexplicável! Beijões!

M:Mãe, muitas vezes, minha resposta às suas inúmeras demonstração de generosidade e afeição se dá exatamente no sentido oposto. Isso me envergonha, pois não há melhor mãe que eu possa querer e não me resta nada a fazer senão ser muito grata a Deus por eu não ter sido privada do seu amor. Tendo-o por base, pude começar a construção de minha casa sobre a rocha; numa rocha firme, meu alicerce e, assim, começar a crescer, a me moldar. E que essa casa (e as outras 4) possam ser lares luminosos e alegres, com muitos "bons motivos para mudar o mundo", estendendo cada vez mais nossa família, multiplicando nosso amor. Para finalizar, o óbvio, mas de imenso valor: te amo muito, muito, muito, imensamente, eternamente. Obrigada por tudo, do fundo do coração da sua caçulinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário