logo

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Para viver um grande amor – 8 - "Casal S.P e P"

Aproveitamos o título do poema tão conhecido para fazer uma homenagem a grandes e profundos amores, que vêm sendo testados em anos de convivência. São amores que originaram famílias, alicerçadas pelo compromisso renovado de continuar juntos, apesar dos "perigos desta vida". A paixão não acabou, se tornou forte e agregou filhos, parentes e amigos. Ver o que deu certo para muitos pode suscitar novas idéias para revigorar os laços do casal e da família.

Vejam a nossa sexta entrevista:

O casal não será identificado pelos nomes, para evitar uma exposição maior.

Casal S.P e P responde:


1) Como você conheceu sua esposa (seu marido)? Demorou muito para começarem a namorar?
Nós nos conhecemos aos 16 anos, morávamos perto. Ele tinha se mudado para Recife e uma amiga em comum nos apresentou. Não demoramos a namorar, quinze dias, meio rápido, mas foi um namoro longo, até o casamento, 6 anos e 11 meses.

2) Quando se casaram e como foram os primeiros tempos de casamento?
Casamos em 5 de dezembro de 1992. Os primeiros anos foram "estranhos", acho que, como vinho, fomos melhorando com o tempo. Parecíamos um casal adulto vivendo juntos, não me sentia uma família. Trabalhávamos fora os dois. Chegávamos cansados, dividíamos alguns interesses em comum, mas foi uma fase de adaptação, que ia desde o hábito de assistir à TV no quarto(ele), ao meu de adiar/trocar qualquer trabalho doméstico por um passeio. Fase de aprender a conviver com o outro e suas singularidades.

3) Como você se definiria como esposa - suas qualidades e no que você pretende melhorar?
Meu marido se definiu como marido atencioso, disse que como qualidades ele ressalta a organização e afetividade. Pretende melhorar nos detalhes de atenção do relacionamento a dois.

4) O que vocês fazem para alimentar e melhorar o relacionamento nestes anos de matrimônio?
Nós descobrimos, com a chegada dos filhos, cada uma em uma fase do nosso casamento, que somos uma família! E queremos viver e ensiná-los neste ambiente de harmonia, tranqüilidade, verdade, amo. É uma luta. Buscamos ter momentos para nós: pode ser um filme em casa, só os dois, ou uma viagem rápida de fim de semana, às vezes um almoço de surpresa; enfim, ter um tempo para conversar e escutar o outro, trocar idéias sobre os filhos, conversar sobre nossos afazeres e planos. Praticamos esportes juntos, toda a família, e estes momentos nos renovam também .

5) Dizer os anos de casados.
Temos 17 anos de casados e gostamos de pensar que é para sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário