logo

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Para viver um grande amor – 9 – "Casal A e L"

Aproveitamos o título do poema tão conhecido para fazer uma homenagem a grandes e profundos amores, que vêm sendo testados em anos de convivência. São amores que originaram famílias, alicerçadas pelo compromisso renovado de continuar juntos, apesar dos "perigos desta vida". A paixão não acabou, se tornou forte e agregou filhos, parentes e amigos. Ver o que deu certo para muitos pode suscitar novas idéias para revigorar os laços do casal e da família.

Vejam a nossa nona entrevista:

O casal não será identificado pelos nomes, para evitar uma exposição maior.
O Casal A. e L. responde:

1) Como você conheceu seu marido? Demorou muito para começarem a namorar?
Nós nos conhecemos desde crianças,estudamos juntos no curso fundamental,e L. era o melhor amigo de meu irmão.Interessante que,quando crescemos,embora saíssemos juntos para festas,pois pertencíamos ao mesmo grupo de amigos, havia entre nós uma certa cerimônia,porque não dizer, não conseguíamos ter um com o outro,o mesmo comportamento que dedicávamos aos outros amigos desse grupo, embora nos conhecêssemos há muito mais tempo....
Às vezes eu o julgava pedante, e ele sempre procurava um motivo para discordar de mim,em relação à política,por exemplo. Eu ficava muito brava, e ele morria de rir, tornando-me mais furiosa ainda...
Numa noite dançante na casa de um amigo nosso,quando dançávamos uma linda música,disse a ele que adorava aquela música, mas não sabia o nome. Creio que esta melodia também deveria ser uma de suas preferidas, pois ele sorriu de maneira diferente e respondeu-me: SUMMERTIME. Deste momento em
diante, ficou claro que tudo mudou entre nós. Algum tempo depois começamos a namorar.
Aquela maneira de nos tratarmos anteriormente já tinha um significado, creio eu que não podíamos ser somente ami
gos. Três anos depois nos casávamos, inteiramente apaixonados...

2) Quando se casaram e como foram os primeiros tempos de casamento?

Os primeiros anos de casados foram a época de acertar arestas, como penso serem todos os casamentos
.Ele era demasiadamente ciumento,e um pouquinho machista,embora soubesse que eu era muita convicta em relação ao que fazia ou pensava É precisamente neste momento que o amor e a sabedoria devem prevalecer! Procuramos resolver estas diferenças, tendo sempre em mente o que significávamos um para o outro. De minha parte, achava que deveríamos encontrar um denominador comum, pois ele era um excelente marido e pai. Esqueci-me de dizer que nosso primeiro filho nasceu um ano após nos casarmos. O diálogo foi sempre uma constante entre nós.
Dez anos depois nascia a menina, para completar nosso lar: eu sonhava ter uma filha,e ela chegou linda, parecia uma boneca!
L. demonstrou, durante estes 42 anos e meio de casados, ser um grande amigo meu, amparando-me não só nas horas de perdas,como também nas horas em que adoeci (por 2 vezes de maneira grave). Ele foi incansável, paciente, compreensivo, se desvelando por mim.
Em relação a meus pais, ele representou o verdadeiro papel de filho, até os últimos momentos deles.


3) Como você se definiria como esposa - suas qualidades e no que você pretende melhorar?
No tocante ao que precisa melhorar, penso que ele precisa exteriorizar mais seus problemas pessoais, para que possamos resolvê-los a dois, ao invés de ficar mudo e preocupado, inviabilizando minha ajuda,e às vezes até criando um clima ,de certa forma, desagradável.. As pessoas possuem suas características pessoais; porém, precisam lutar no sentido de amainá-las!
Quanto a mim, penso que devo cobrar menos a mim mesma e a ele.Tenho o péssimo defeito de ser perfeccionista.

4) O que vocês fazem para alimentar e melhorar o relacionamento nestes anos de matrimônio?
Para manter o romance,o amor,o carinho,sempre temos em mente que eles são como uma plantinha,que precisa de cuidados constantes,como demonstrar vontade de agradar,por meio de atitudes,gestos e atenções. Penso que, nessa hora, influi muito professarmos sinceramente uma religião, que é o nosso caso. Foi-nos de muita valia os diversos anos que trabalhamos em Encontros de Casais com Cristo,aprendemos muito,e fomos sobremaneira abençoados por Deus.!
5) Dizer os anos de casados.
Completaremos 43 anos de casados no dia 13 de setembro, se Deus quiser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário