logo

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 43)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

Adolescente gordinha
1 - C. G.diz: Dra o que eu posso fazer para ajudar a minha filha adolescente para emagrecer. Ela esta muito gordinha e sofre por isso, na escola e com os amigos. Mas não deixa de comer muito. Esta sempre comendo bobagens fora de hora das refeições.
RESP:Olá, C.G.
Que bom que sua filha não esteja contente por ser gordinha,porque o importante é que ela queira ser ajudada ! Sugiro que marquem uma consulta com um médico clínico que, após um bom exame físico, pedirá com certeza alguns exames laboratoriais e ao final, vocês solicitarão que ele mesmo a encaminhe a uma nutricionista a fim de orientar alimentação, horários, cardápio, etc.
Ela faz exercícios físicos? Costuma caminhar, dançar, ajudar nos trabalhos domésticos? Tem Amigos? Tudo isto faz parte de uma Adolescência saudável, saindo de olhar muito para si mesma, pensando nos outros, quem sabe visitando Orfanatos para brincar com as crianças, ou indo a Asilos cuidar um pouco e fazer companhia aos idosos...
Importa muito, repito, que ela queira ser ajudada para ajudar-se a si mesma, pois é fundamental aprender a dominar e bem utilizar a Vontade !
Fico as suas ordens e um abraço, Mannoun

O que fazer: Gravidez de adolescente?
2 - A. diz: Acho que este assunto já pode ter sido falado aqui, mas como estou muito aflita vou colocar meu caso. Minha filha esta grávida, com 15 anos, depois do susto, estou sem saber quais providencias tomar, por onde começar a agir para que esta gravidez corra bem para ambos, ela e o bebê. O pai é um moleque também de 16 anos e nem queremos saber dele. Meu marido ficou desnorteado e só sabe brigar com ela. Temos outra filha menor , de 11 anos, como devemos agir para que isso não aconteça com a outra? Agradeço toda a ajuda que puder dar.
RESP: Cara Sra., vamos por partes:
a) Peça ao pai que não brigue com ela porque o momento é de apoio, acolhida, carinho e não de brigas, pois que o bebê já está presente e participa de tudo! Não quer dizer que vamos bater palmas e concordar, mas brigar é o que menos ajuda!
b) Não afastem o pai do bebê, mas tragam-no para perto de vocês, sejam amigos também dos pais deles que serão os outros avós. Afinal, devemos pensar em FAMÍLIA, o que não significa que eles se casem agora, mas sintam que há uma convivência amigável e não hostilidade!
c) O jovem deve acompanhar a Sra. e sua filha às consultas de pré-natal, para que comecem a tomar consciência de seus papéis como pais e já comecem também a assumir a responsabilidade de suas ações;
d) Quanto à sua filha de 11 anos, não imagine que também ela percorra o mesmo caminho da irmã. Respondam com carinho e veracidade suas perguntas e caso ela não se manifeste, a atitude de vocês dentro de casa e seu exemplo fala muito mais alto. Converse claramente com ela sobre o que é o AMOR de verdade, sobre saber controlar seus impulsos, ver menos novelas, internet sob controle, selecionar amizades e companhias...
e) Seja muito amiga de seu marido, leve serenidade e paz para ele e toda a família- é trabalhoso, mas o papel da mulher, esposa e mãe é de fazer seu lar luminoso e alegre e garanto-lhe QUE VALE A PENA!
Um abraço e fico às suas ordens, Mannoun

Como lidar com adoção e filho natural?
3 – A. diz: Como lidar com a filha adotada de 11 anos na chegada do meu bebe?
Depois de tantos anos, por fim consegui engravidar e agora estou para ter um bebê, menino, e temos a nossa filha adotada, que esta cheia de ciúmes e numa fase rebelde. Como mostrar a ela que o bebê vai precisar de cuidados, mas que ela também é muito amada por nós?
RESP: Minha Sra, que alegria a chegada de mais um filho! Demonstre com muito carinho para a mais velha, o quanto vocês são felizes pela presença dela e que cada vez mais necessitarão da sua ajuda com a família crescendo! Repita muitas vezes o quanto foi importante que ela chegasse primeiro para mostrar o caminho e ajudar os pais a desfrutarem as alegrias de um lar ! Seja paciente com ela, dando limites aos seus ciúmes e pergunte se deseja a ajuda de uma boa psicóloga para aprender a partilhar, ser generosa, abrir seu coraçãozinho... Ela tem amigos? Os amigos têm irmãos? Estes a ajudarão a olhar o bebê com outros olhos... Não valorize demais nem comente com terceiros que ela está enciumada, pois que são atitudes que reforçam os sentimentos, mas mude de assunto, passeiem, distraiam-se juntos, peça ajuda dela nas tarefas de casa, etc.
Fico a seu dispor se desejar conversar mais e parabéns! Mannoun
Criança briguenta na escola
4 - A. diz: Olá Dra, tudo bem , eu tenho um filho de 05 anos e esta no Jardim II, só que ele esta batendo nos coleguinhas, não quer fazer nada das tarefas na escola e diz a professora que não sabe e não consegui fazer nada, fica cantando e distraido, só que em casa ele faz tudo , por favor me ajude por favor, obrigada
RESP:
Converse com carinho e calma com seu filho e pergunte a ele o que acha da Escola, se vai com alegria, se prefere ficar em casa um pouco mais e ter aulinhas com a senhora. Se em casa ele faz tudo como diz e se recusa na Escola,pode ser que ele ainda não esteja suficientemente adaptado e com um pouco mais de tempo já deseje a companhia de coleguinhas. É muito freqüente que estas situações aconteçam e pode ser esta a situação.
Faça a tentativa e observe. Fico às suas ordens,e um abraço da Mannoun

3 comentários:

Augusto Silva disse...

Dra e quando nossos filhos se casam muito novos? Como ficamos? Não podemos mais educá-los nem interferir nas coisas que farão de suas vidas? Deixamos quebrarem a cabeça pra acertarem sozinhos?

Odete A. Stingrer disse...

Como é possível dar uma boa educação a um filho quando os pais se separam e cada um vai morar com outra pessoa e a criança tem que conviver com estas duas famílias novas? O que é necessário combinar entre pai e mãe para que consigam educá-lo?

Anônimo disse...

Que tipo de rotina preciso criar pra minha filha de 15 anos ter horários a cumprir, além dos estudos e lazer? Que cuidados com ela e com a casa ela deve ter pra crescer mais organizada e deixar de só querer farra?

Postar um comentário