logo

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 40)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

Pai adolescente

1 – A. diz: Dra que atitude devo tomar com meu filho de 17 anos que engravidou uma garota de 15 anos? Quais responsabilidades ele deve assumir como pai? Eu nem sei o que fazer, ele estuda o ensino médio e nem trabalha e agora?

RESP:Caro A. Calma em primeiro lugar. Procurem conversar com os pais da moça, combinado assistência ao pré-natal e que cada um continue em sua casa, nas atividades normais - estudo, atividades domésticas, sem facilitar as saidas e muita convivência entre os dois.
Conversem com seu filho no sentido de que ele desperte para uma nova responsabilidade da qual deverá ir tomando consciência e amadurecendo - a paternidade . Que procure fazer cursos profissionalizantes paralelamente ao Ensino Médio, para pensar numa profissão ou ofício que lhe permitam trabalhar e ganhar algum dinheiro. Deve ajudar seus próprios pais nas despesas com o bebê.
Não sugiro que se casem- pelo menos até que cheguem à maioridade e decidam o que desejam para suas vidas. Não aplaudam nem desanimem os dois quanto à nova vida que está crescendo dentro da moça. Uma vida é maravilha na Criação e sempre devemos respeitá-la e tratar muitíssimo bem !.
Vocês, os pais, também devem permanecer tranqüilos e serenos, dialogando sempre, ouvindo mais e dando atenção aos filhos .Seu exemplo é fundamental !
Procurem ser amigos dos pais e da familia da moça. será bom para todos.
Fico às ordens, Mannoun

Síndrome de Asperger
2 – A. diz: Meu filho tem 12 anos, fala muito, é muito em tudo, e agora o medico disse que suspeita que ele tenha uma espécie de autismo, como pode?
Falou em "S
índrome de Asperger ", o que é isso? E o que devo fazer? Tem cura?
Temos uma situação financeira bem apertada e outros filhos, sendo que outro com outro tipo de problemas, mas que também precisa de muita atenção.
Estou desorientada sem saber lidar com tudo isso. Agradeço sua ajuda


RESP: Olá, A. O próprio médico de seu filho poderá orientar e explicar com mais detalhes a Síndrome. É um paralelo de autismo - nem totalmente um tipo de disfunção cerebral nem outro. Cada criança ou jovem se apresenta de uma forma..Há tratamento , sim e, por favor, não devem se afligir. Vejam com o médico onde procurar ajuda- não sei onde moram, mas geralmente são neuro-psiquiatras, pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais- uma equipe- os profissionais que trabalham com essas disfunções. Quem sabe este filho e o outro podem ser atendidos no mesmo local ? No Rio de Janeiro, o Hospital do Fundão, o Fernandes Figueira, o SUS, também trabalham com essas síndromes. Vocês têm computador e internet? Acessem o Google, pesquisando " Síndrome de Asperger" - existem pequenos e bons vídeos que explicam muito bem o que é esta disfunção. Fico a seu dispor, Mannoun

Filho viciado em computador
3 – L. diz: Como conseguir tirar o vício de computador de um filho rebelde? Ele não sai mais pra nada e depois da escola só fica no computador o dia inteiro. Deixa até de comer se eu não levar a comida até ele no quarto. E briga se eu entro e faço barulho.

RESP: Cara L. Converse seriamente com ele- (não sei quantos anos ele tem, mas será que seu filho é quem manda na família?)
Após uma conversa firme e serena com ele, estabeleça regras para o bom uso do computador e internet, especialmente horário para refeições, estudos, lazer, exercícios físicos, esporte, atividades de ajuda em casa. De modo algum leve refeições para ele no quarto e não permita - " que ele brigue se a senhora entrar no quarto ou fizer barulho"...
De quem é a casa? Quem é a mãe e a quem pertence a autoridade?
Esclareça bem as posições, com calma e firmeza- seja qual for a idade dele!
Desculpe meu modo de falar, mas é necessário muita clareza de papéis na família, para o bem de todos. Fico às suas ordens e BOA SORTE! Mannoun

7 comentários:

Anônimo disse...

minha filha adolescente so me trata mal o que devo fazer? o que devo fazer para termos um bom convivio social?

Gertrudes Maia disse...

Como educar os filhos para que nÃo caiam nas drogas? Estou morando numa cidade grande e isso esta me assustando muito.

Liana Clara disse...

As respostas a estas perguntas estão postadas no dia 10 de maio de 2010 - Segunda feira

As respostas sempre aparecem na semana seguinte a pergunta.

TODAS as segundas temos respostas da Dra Mannoun.

Anônimo disse...

olá Dr, tudo bem , eu tenho um filho de 05 anos e esta no Jardim II, só que ele esta batendo nos coleguinhas, não quer fazer nada das tarefas na escola e diz a professora que não sabe e não consegui fazer nada,fica cantando e distraido, só que em casa ele faz tudo , por favor me ajude por favor, abrigada

Liana Clara disse...

Anônimo, sua resposta estará no dia 24 de maio, próxima segunda feira
A Dra Mannoun responde as perguntas da semana sempre as segundas.
EStará na parte 43.
Esteja sempre a vontade para falar conosco.

Anônimo disse...

meu filho esta ficando viciado no computa o que eu faço

Liana Clara disse...

Caro anônimo a resposta acima da pergunta sobre filho viciado em computador, não esta suficiente? O que gostaria de saber mais?

Postar um comentário