logo

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 19) Dra Mannoun Chimelli

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

Adolescente ser mais sociável
1 - A.diz: Meu filho de 18 anos é muito fechado nele mesmo e de pouca conversa, ele esta na faculdade e é bom aluno. E já faz uns trabalhinhos para ganhar seu próprio dinheiro. Mas não tem namorada e tem poucos amigos. O que podemos fazer para ajudá-lo a se relacionar mais com as pessoas? A ter uma vida social mais animada? Tenho mais 2 filhos que são totalmente diferentes. Ele é o caçula.
RESP: Caros amigos, já conversaram sobre o assunto com seu filho ? Pelas informações que contam, parece-me que suas características não devam ser motivo de preocupação e demonstrem muito mais um temperamento mais reservado, reflexivo e que sabe aguardar momento e oportunidade para outras decisões de vida, como um namoro.
O fato de que os irmãos sejam diferentes, não representa dificuldade - somos exemplares únicos e cada pessoa é uma pessoa...
Podem sugerir ( para sua própria tranqüilidade! ), quem sabe, a prática de um esporte coletivo que o aproxime mais das pessoas,sem forçar nada mas explicando que, em geral, durante um jogo, necessariamente há um relacionamento maior com os do grupo, ou outra atividade coletiva, grupos de teatro, arte, excursões, combinados em família.
E fiquem serenos!Um abraço, Mannoun

Explicando a menstruação para a menina
2 - B. diz: Como explico para minha filha sobre a menstruação? Ela tem 10 anos mas esta com um corpo já se formando de mocinha. Quero avisar a ela antes para que não se assuste.
RESP: Cara Sra. B., fale de coração a coração, com naturalidade, muita delicadeza e sem rodeios, sobre os fatos naturais de nossa vida. Convide sua filha para um lanche em lugar agradável, pergunte diretamente o que sabe sobre as mudanças que estão acontecendo em seu próprio corpo e - provavelmente ela já as percebeu e saberá o que acontece, só que não com o carinho e amor como só a mamãe sabe falar!
Se desejar uma ajuda, há bons livros sobre o tema, especialmente um que talvez encontre na livraria Agir, da rua México, no Rio. Chama-se o “Diário de Ana Maria," de Michel Quoist . É quem melhor explica este e outros temas fundamentais da vida de uma jovem.
Entretanto, não se esqueça que a senhora é quem tem o maior dom de exercer este papel!
Boa sorte e parabéns por seu desejo de bem formar sua filha- é única filha?Um abraço, Mannoun

4 comentários:

Helô disse...

Dra meu filho tem 12 anos e estes dias vi ele muito cheteado, pelos cantos e fui conversar com ele pra saber o que acontecia. Depois de muitas perguntas minhas e muita insistencia ele acabou contando que os colegas andam caçoando dele porque ele não quer ver as revistas de mulher pelada que levam pra escola. Ele diz que não quer ver porque a gente em casa vive falando que estas coisas não são boas para crianças, mas ele esta chateado conosco porque fazemos ele parecer um mariquinha. Fiquei sem saber o que dizer. Será que temos que permitir isso? Meu marido acha que eu exagero e que todo menino passa por esta fase.

Bete Frias disse...

Eu me casei muito jovem e com muitos sonhos, tinha 17 anos, hoje estou com 35 e sem sonho nenhum sobre o meu casamento. O que faço para consertar esta situação e voltar a ter um casamento de verdade, agora que já me encontro na idade adulta? Não temos filhos, ainda nem sei se quero tê-los.

Denise G. disse...

Dra quando é necessário levar a menina para fazer exame ginecológico pela primeira vez? Assim que fica menstruada pela primeira vez? Como convencê-la a ir a este especialista?

Liana Clara disse...

As respostas estarão no blog na segunda dia 9/11

Postar um comentário