logo

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Um sonho para o Brasil - uma realidade em SP – CEAP - Centro Educacional e Assistencial de Pedreira

Uma amiga de São Paulo, Maria Berard, me enviou esta sugestão que posto hoje aqui. Uma escola técnica que deveria ser multiplicada por todo este imenso Brasil. Caso houve interesse dos nossos governantes, com certeza teríamos menos meninos na rua e mais gente com formação técnica especializada nos quatro cantos desta nossa imensa terra.

Vamos ler um pouco sobre Pedreira – Como é chamada pelos amigos – E entender vendo também o filme que coloco adiante.

É uma escola técnica para rapazes carentes que dispõe de tudo o que uma escola de “primeira linha” pode oferecer.

Tem atualmente capacidade para 500 alunos e conta com aproximadamente 5.000 m² de área construída, distribuídos em um terreno de 23.000 m². Oferece cursos básicos de Eletricidade Residencial e Industrial, Auxiliar de Informática e Informática Aplicada, e cursos técnicos de Administração, Telemática e Telecomunicações, com duração de um a dois anos.

A admiração da população local pela escola é muito grande e reflete-se no carinho que demonstra na sua conservação: praticamente não há pichações, invasões ou depredações em suas dependências, nem mesmo inscrições ou rabiscos são encontrados nas carteiras, portas e banheiros. Também há uma grande conscientização no cuidado dos equipamentos. Quanto à motivação pelo estudo, uma atitude comum dos alunos resume esse espírito: os estudantes indisciplinados são rejeitados pelos seus próprios companheiros.

Muitos dos alunos tornam-se, em suas famílias, a principal fonte de renda, o que constitui um impacto social relevante. Além disso, deixam a escola com a clara consciência da necessidade de estudar com afinco e dedicação. Com essa mentalidade, é comum que muitos dos alunos da Pedreira cheguem ao nível universitário, uma meta quase que inimaginável no início de seus estudos, em virtude de suas difíceis condições de vida.

Em atitude de retribuição pela formação recebida, vários dos antigos alunos retornam à escola, buscando servir segundo suas próprias possibilidades: alguns tornam-se professores, outros preparam aulas para os estudantes pré-vestibulares e outros chegam até mesmo a contribuir financeiramente, de forma a viabilizar a contínua expansão do espaço físico e manutenção das atividades, propiciando às futuras gerações o acesso a um ensino gratuito e altamente qualificado.

Seus objetivos são:

1- Colaborar com os pais na formação de seus filhos, ajudando-os a adquirir virtudes que os tornem melhores cidadãos e companheiros.

2- Formar os professores para que, através de seu modo de ser e de agir, sejam exemplo de pessoas laboriosas, honestas e confiáveis, capazes de realizarem trabalhos bem acabados e com qualidade.

3- Proporcionar aos alunos uma capacitação profissional, dentro de parâmetros éticos que os levem a viver de modo honesto e solidário.

4- Através de sacerdotes da Prelazia do Opus Dei, proporcionar, aos que desejam uma profunda formação cristã.


As receitas do Centro Pedreira provêm exclusivamente de doações e não recebe nenhuma ajuda financeira de órgãos públicos. Cada aluno custa mensalmente R$ 260,00 por mês. Os alunos permanecem em média 2 anos no CEAP, o que significa que cada aluno custa em média R$ 6.240,00 para se formar.
As contribuições podem ser feitas através de depósitos bancários diretamente em conta, ou através de assinatura de “Cartas de Contribuição” As CARTAS DE CONTRIBUIÇÃO.
Visitem o site da escola: http://www.pedreira-centro.org.br/joomla/

5 comentários:

Edeusdite Soares disse...

Seria maravilhoso vários colégios desses por todo o Brasil. No Rio de Janeiro iria tirar muitas crianças da rua e ainda daria profissão a muitos deles.
E em outros estados carentes seria uma forma de profissionalizar todos. Um sonho! Pena que o governo nem se importa em dar subvensão.

João Felipe disse...

A Pedreira realmente faz um trabalho maravilhoso!
Conheço alguns professores e ex-alunos da instituição. Posso dizer que são pessoas que realmente estão mudando o mundo.
Existe muita gente em nossa sociedade que quer contribuir para programas sociais mas que não contribui pq existe um receio quanto a seriedade de algumas instituição; a Pedreira é uma escola que faz muito por aqueles que precisam e está sempre necessitando de ajuda, até para poder expandir!

Liana Clara disse...

João Felipe com certeza a seriedade da Pedreira é enorme, são profissionais de primeira e o trabalho pode ser avaliado atravez de visita ao local e/ou acessando o site http://www.pedreira-centro.org.br

Quem sabe não propomos uma reunião com os organizadores para ver como poderíamos criar filiais em outros estados?

Aí vai uma idéia para educadores e afins que tenham vontade de fazer algo útil para a sociedade carente.

João Felipe disse...

Liana,
Se existissem outras "Pedreiras" em pelo menos uma capital do país, teríamos um Brasil melhor.

Paula Serman disse...

Então, o que estamos esperando??? Vamos fazer novas "pedreiras" pelo Brasil!

Postar um comentário