logo

domingo, 1 de novembro de 2009

Um passeio diferente: Litoral Uruguaio

Texto: Liana Clara Oliveira
Tivemos uma oportunidade de fazer um passeio de 10 dias ao Uruguai. E a primeira idéia que me veio à mente foi: O que fazer por lá?

Fomos direto ao Google e começamos a pesquisa– Como são poucas as companhias de turismo com pacotes para lá e poucos os mochileiros e viajantes que relatam suas viagens ao país que quase foi mais um estado nosso, tivemos alguma dificuldade para resolvermos o itinerário. Conseguimos por fim traçar um roteiro pelo litoral e saímos à busca de um mapa – outra decepção - procuramos nas melhores livrarias e não tinham. Deixamos então para fazer a compra lá.

Fomos Rio – Porto Alegre – Montevidéu, uma viagem excelente, não há necessidade de passaportes, mas é indispensável a carteira de identidade atualizada. Não servindo carteira de médico com CRM, nem nada que o valha, precisa ser Identidade. Falo isso porque quase não viajo por conta da minha carteira ter 30 anos e mesmo sem data de validade ela não servia, lógico, a foto não era eu em hipótese alguma! E a outra acompanhante nossa também resolveu levar só sua carteira de médica, e foi necessário buscar outro documento em casa. Bem, de resto a viajam foi ótima e sem problemas.

Alugamos um carro ao chegar, de 4 lugares, éramos 4: minha irmã, eu , minha filha mais velha e mais uma amiga de infância. E lá fomos nós para desbravar as terras do sul. Era uma viagem “sui generis”, sem marido e filhos menores, quase um prêmio por bom comportamento depois de um ano "da pesada" que tivemos.

Conhecer Montevidéu é muito fácil, uma cidade com avenidas largas e boa sinalização desde o aeroporto, levando com facilidade todos ao seu destino. Seu povo muito gentil fornecendo informações com boa vontade e corretas.

A cidade dá para se conhecer em pouco tempo. Com algumas curiosidades que nos fez voltar ao tempo, como a coleta de lixo com charrete e burrinho de chapéu. Ela tem uma parte antiga, chamada de cidade velha, bem interessante. E a parte nova com bairros de casas elegantes e alguns shoppings modernos. As praias da cidade são de águas mais escuras, pois são praias do Rio da Prata. Vimos lindos pores de sol por volta das 21 horas, no início do verão.

Nossa viagem prosseguiu indo para Punta Del Leste, La Paloma e La Pedrera.

Punta é uma cidade com ares de cidade grande, por receber muitos turistas, com cassinos e muita vida noturna, belas praias, já de mar aberto que encantam, e também passeios as ilhas mais próximas. Pudemos ver tartarugas gigantes, golfinhos e leões marinhos, bem próximo de nós. Tivemos sorte de chegar num dia de corrida de carros, TC 2000, e com isso a cidade estava lotada. Além de estar também um grande grupo da famosa moto Harley – Davidson fazendo demonstrações pela cidade.


As praias como La Paloma e La Pedrera valem serem vistas, muito belas, bem agrestes, com boas vias de acesso, porém com poucas acomodações com conforto. O litoral é muito bonito, com pouquíssimas casas e nas localidades temos a impressão de estarmos em cidades vazias, a maioria tem suas casas para passar temporadas de verão e férias.

Voltamos a Montevidéu e de lá partimos para o Rio de Janeiro. Foi de fato uma viagem diferente, agradável, descontraída e sem problemas. Caso tivéssemos programado um pouco melhor, poderíamos ir também a Colônia e dar um pulinho a Mar Del Plata, na Argentina. É tudo muito perto com boas vias de acesso.

Um bom passeio para se fazer em família e com um custo bem accessível ao bolso.

9 comentários:

Lú disse...

Melhor mesmo é ir até o aeroporto e rir das confusões antes do embarque...

Paula Serman disse...

Que boa surpresa!!! Lembranças da nossa divertida viagem que deixou saudades!!! Se você tivesse falado que ia escrever sobre isto, eu teria falado: "quer que eu ajudo?". Ah, e você esqueceu do nosso lema: "Pare de sufrirrrrr"!!! Hahahaha! E qual vai ser a deste ano, hein? Estou pronta para ser carona da melhor motorista de carros alugados! Iuhuuuuu!!!!

Clara disse...

Realmente foi uma viagem muito divertida! Hablamos muy Portunhol! Tivemos várias surpresas, muita coisa interessante estava acontecendo na cidade de Punta que pudemos aproveitar...
Já está na hora de mais uma! Para onde nós vamos dessa vez?
Ah e aproveitando... Paula, que tal me passar as fotos, já tem quase um ano!!! "no passa nada!"
Besos!

Liana Clara disse...

Lu , com certeza a espera no aeroporto foi de rolar de rir. Pra quem não sabe tive até que chorar pra conseguir embarcar no voo. Meu documento tinha um problema de velhice. Eu não sabia que deveria tirar outra carteira de identidade com foto recente!!

Liana Clara disse...

Esta foi mesmo uma viagem muito divertida. Nada como juntar pessoas alegres e com vontade de se divertir. Assim passamos a achar tudo muito engraçado. Até os erros de português que ouvimos pelo caminho, se transformaram em motivos de risos.

Liana Clara disse...

Paula e Ana Clara, vamos programar uma outra viagem destas? Podem ir escolhendo o lugar. Agura já tenho identidade atualizada!!

Paula Serman disse...

Vamossss!!!! Tô muito animada!!!! Vamos dominar a América Latinaaa!!!! Hahahaha! Ana, chiquita, quando as minhas provas acabarem, eu te mando as fotos, prometo! Olha, no momento, não tô podendo dedicar muito tempo para escolher um lugar, mas o que vcs escolherem, tá bom pra mim. Mas, dessa vez, a Lu tem que ir!!!! Besos!

Lú disse...

Eu vou!!!
só pra vcs pararem de sufrir!!!

Liana Clara disse...

Estou gostando de ver que o BLOG esta como se fosse a sala de estar de nós todas!! Um bom papo....
Quem sabe alguém mais se anima a dar pitacos nesta conversa!!!

Postar um comentário