logo

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 21)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossas amigas.

Sobre pílulas anticoncepcionais para jovens
1 – A. diz: Gostaria de saber o que fazer quando a filha de 16 anos, chega em casa e diz que esta usando pílulas anticoncepcionais e que acha normal, porque todas as amigas usam, pra poder viver a vida e aproveitar a juventude.

RESP: Caro A., Sua filha merece mais atenção neste momento em que necessita ajuda especial para refletir sobre o que realmente seja " viver a vida e aproveitar a juventude" . Não, não e NORMAL este tipo de conduta embora possa ser freqüente por desorientação e apelo de novelas, peças teatrais, mídia...
Qual a importância que - em família -se dá ao respeito, amizade, solidariedade, dignidade dos seres humanos?
Penso que o caminho dos pais para ajudarem os filhos reside aí.
Mostrar aos filhos- com o exemplo da própria vida e com as palavras, que uma vida humana deve ser vivida com dignidade e que isto não consiste em “usar" nosso corpo e o corpo do outro como um objeto de prazer, uma coisa descartável... Mostrar ainda que eles serão bons amigos dos seus amigos se os ajudarem a pensar, refletir, em como estão vivendo estas verdades. Usar pílulas anticoncepcionais na idade de sua filha- 16 anos- quando o corpo ainda está desabrochando, é uma temeridade pelos riscos que implica para a saúde - o crescimento dos ossos é interrompido, a circulação sanguínea é alterada e se corre o risco de formação de êmbolos causadores de tromboses, as mamas podem começar a formar nódulos, a pressão arterial pode ser comprometida - já leram alguma vez as letras bem miudinhas das bulas dos contraceptivos ? Está tudo lá...
Isto sem falar no risco de doenças sexualmente transmissíveis e AIDS (as pessoas NÃO acreditam que o uso do preservativo expõe aqueles que o utilizam ao risco - pelo menos - QUATRO vezes maior de adquirir a doença...)
Será que é assim que se "aproveita a vida ?" Que vida ?
Conversem com muito carinho e calma com sua filha. Somos seres livres- podemos fazer de nossa vida e da vida dos outros, algo de belo e grandioso ou não. Solidariedade, trabalho voluntário junto dos que mais necessitam, crianças em orfanatos, idosos, doentes... É o que dá sentido à vida, SER ÚTIL!
Garanto que todos os adolescentes e jovens a quem é explicado o que é verdadeiramente fazer a vida valer à pena, entendem e lutam. O jovem tem sangue de herói e deseja que lhe falem a verdade! Meu abraço e BOA SORTE! Mannoun
Maconha - Dialogo com filho
2 – P. R. diz: Eu vi meu filho fumando algo diferente que me pareceu maconha. Mas não tive coragem de perguntar. Ele tem 19 anos e esta fazendo cursinho de vestibular. Isso pode agir como um relaxante para este momento de maior tenção para entrar para uma faculdade? Qual atitude devo tomar.

Caro Senhor P..R. O momento é de CORAGEM. Pergunte ao seu filho que cigarro é aquele - ele espera do senhor este tipo de perguntas para poder ser esclarecido e ajudado. Não espere muito e crie uma situação agradável para ambos, uma saída juntos, um ambiente aconchegante e que ambos gostem!
Mesmo que ele esteja utilizando este ou qualquer cigarro, está prejudicando sua saúde e não estará se relaxando. A tensão dos dias mais difíceis se resolve com exercícios físicos, esporte- especialmente coletivos - natação se ele gostar, mas JAMAIS com fumo de qualquer espécie.
Ajude-o porquê ele está pedindo socorro! Converse claro, com paciência e serenidade, sem “colocá-lo na parede” como se diz, mas tentando realmente ajudar, compreender e posicionar-se como pai, como mais experiente, mais vivido e- sobretudo- como alguém que o ama incondicionalmente.
O senhor ficará surpreso com o efeito de suas palavras! Se tem alguma religião, peça a Deus que ponha em seus lábios as palavras mais eficazes. A oração dos pais pelos filhos é extremamente grata aos olhos de Deus, acredite!
Ânimo e vá adiante! Vale à pena!
Atenciosamente, Mannoun

5 comentários:

Maria de Fátima disse...

Doutora,

Eu tenho 40 anos e durante minha vida adulta tive algumas crises de de depressão. Tenho uma filha de oito anos e não tive mais filhos porque tenho medo de passar para eles esta doença. Será que estou agindo bem? É algo transmissível para os filhos?

Liana Clara disse...

Maria de Fátima, sua resposta e de todas as outras perguntas que chegarem, estarão na próxima segunda, dia 23/11, neste BLOG. Seja bem vinda sempre.

Carla Maria disse...

Dra o que fazer quando a adolescente se acha gorda, mesmo não sendo, e se nega a comer ? Minha filha agora resolveu fazer dieta , mas ao modo dela e só quer comer coisas naturais, sem comer carnes, leite, doces, frituras, e refrigerantes. Mas como não gosta de verduras e gosta de poucos legumes, quase não sobre nada pra se fazer no dia a dia.
Ela tem 16 anos e quer passar o dia com suco e gelatina, umas torradas com requeijão e frango grelhado.
O que eu poderia dizer para muda -la de idéia?

Eleonor Fronza disse...

Doutora é possível ainda crescer depois dos 15 anos? Meu filho esta com essa idade e esta muito baixo, seus colegas são todos mais altos e ele se sente mal. O que posso fazer? Ele é filho único e eu e meu marido somos de estatura mediana.

Sandra disse...

Dra com que idade devemos colocar os filhos na escola? É muito necessário fazer jardim de infância? As crianças sofrem algo se não entrarem pro colégio desde pequenas? Serão menos espertas que as amigas no futuro?

Postar um comentário