logo

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Filmes para toda a família – parte 2

Continuando nossa série de artigos sobre cinema para a família. Agora para adolescentes, teremos excelentes dicas com as observações necessárias para vermos com nossos filhos os filmes indicados.

Texto: Rafael Carneiro Rocha

Para adolescentes

Eu me lembro que assisti ao 2001- Uma odisséia no espaço pela primeira vez aos 13 anos. Fiquei bastante fascinado, mesmo não tendo entendido muito bem o filme. É uma grande obra que pode ser apresentada para adolescentes.

É comum que os cinéfilos adolescentes busquem filmes violentos ou com cenas de conteúdo sexual. Uma alternativa para trabalhar essa curiosidade com os filhos é apresentar filmes que tenham uma grande importância na história do cinema, mas que foram criativos o suficiente para driblar a necessidade das cenas mais pesadas.


Os suspenses de Alfred Hitchcock são formidáveis nesse sentido. Recomendo especialmente O homem que sabia demais, Janela Indiscreta e Um corpo que cai, todos eles estrelados pelo ótimo ator James Stewart.

Os grandes faroestes também podem ser uma alternativa para a garotada que aprecia narrativas de perigo. Meus preferidos são Rastros de ódio e Onde começa o inferno.
Das comédias, eu também tenho preferência pelos clássicos em preto-e-branco. Mas há também “jovens clássicos” que podem ser apreciados em família. Nessa linha, recomendo os filmes estrelados por John Candy nos anos 80, tais como Quem vê cara, não vê coração; As grandes férias e Antes só do que mal acompanhado.

Mas se a idéia for uma boa comédia romântica, eu indicaria o clássico Tarde demais para esquecer. Dos filmes mais recentes do gênero, gosto das parcerias de Tom Hanks e Meg Ryan em Sintonia de amor e Mensagem para você.

Se um musical conseguir agradar aos jovens, o melhor filme de introdução ao gênero é o clássico Cantando na chuva.

Dos bons filmes nacionais que podem ser apreciados por adolescentes, eu recomendaria Rio Zona Norte, um drama social estrelado por um fantástico Grande Otelo; Central do Brasil e o recente Dois filhos de Francisco.

Sou também um grande admirador de Os saltimbancos trapalhões, recomendável para toda a família.


O poderoso chefão - É um caso à parte. Os adolescentes cinéfilos fatalmente vão querer assistir aos três filmes de Francis Ford Coppola. É recomendável? Como obra de arte, sim. Mas a recomendação para adolescentes vem acompanhada de restrições de como os jovens assimilariam cenas violentas e temas complicados como assassinato em família, aborto e intrigas. De qualquer forma, é interessante que os pais tenham um pouco de paciência e acompanhem as nove horas de duração dos filmes com os filhos mais velhos que fizerem questão de conhecer a trilogia.

É importante destacar também os problemas morais do filme como os fatores que levaram o personagem principal vivido por Al Pacino à queda. Aliás, o trabalho desse ator é grandioso. Ao fim do primeiro filme, apenas pelo olhar de Al Pacino percebemos como o personagem e os seus próximos se enveredaram por rumos morais danosos.

3 comentários:

Odete A. Stingrer disse...

Parabéns Rafael, adorei as sugestões.Que tal dar idéias para vermos nas férias com as crianças, filmes que animem a garotada a gostar de história geral? Fica aí minha idéia. Abraços

Rafael disse...

Obrigado, Odete. Sua dica de "filmes históricos" foi boa. Liana, pode anotar e me pedir a pauta depois, rs. Abraços.

Liana Clara disse...

Já estou pedindo!! Rafael lembre-se da sua listinha de promessasa, eu não esqueci.
Faltam os para a época do Natal e estes para as férias e os históricos. Muito boa sujestão da Odete.

Postar um comentário