logo

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Filmes para a família – 1ª parte

Começaremos hoje uma série de artigos sobre cinema para a família. O nosso grande colaborador Rafael, aos poucos, vai nos dando excelentes dicas com as observações necessárias para vermos com nossos filhos os filmes indicados. Uma vez por semana teremos “Filmes para a família”

Texto: Rafael Carneiro Rocha

A paixão pelo cinema pode começar bem cedo. Meu pai sempre gostou de clássicos e eu me lembro que com oito ou nove anos, eu já tinha assistido com ele alguns filmes importantes.

Em alguns casos, os pais se preocupam com o gosto das crianças e dos adolescentes por filmes, porque a curiosidade cinéfila pode cair em cenas inapropriadas para pessoas tão novas. Porém, eu penso que é possível aos pais estimular nos filhos o saudável gosto por filmes, afinal o cinema é uma arte que promove reflexão e boa diversão. Um bom filme pode inclusive contribuir para o amadurecimento geral .

Cada caso é um caso e cada casa é uma casa, mas eu farei aqui uma sugestão de bons filmes, hoje para crianças . Os critérios para apresentar os filmes importantes da história do cinema para a garotada cinéfila dependem principalmente do conhecimento que os pais tem dos seus filhos. Uma dica valiosa é que se assista aos filmes antes de apresentá-los.

Para crianças

Comecemos pelas animações. No cinema recente, algumas obras produzidos pela Pixar, tais como Up, Carros, Ratatouille, Procurando Nemo, Monstros S.A.e Toy Story não estão apenas entre as melhores animações, mas são obras dignas de qualquer lista de melhores filmes da década. O selo Pixar é garantia de qualidade e diversão para toda a família, sem qualquer restrição. São filmes que valorizam bastante os laços familiares e a amizade, além de serem todos eles aventuras bem agradáveis e engraçadas. Meu favorito é o Monstros S.A. Das animações mais antigas, os clássicos da Disney são ótimas pedidas. Recomendo principalmente o Dumbo.

Dos filmes feitos com atores de carne e osso, conforme o grau de interesse da criançada pelo cinema, alguns clássicos podem ser vistos. A partir da maturidade com que as crianças lidam com a questão da morte, penso que filmes com cenas brandas de violência já podem ser apresentados com o devido acompanhamento. Seria o caso de um faroeste antigo como Os brutos também amam, a trilogia De volta para o futuro, ou filmes de super-heróis menos violentos, como o Superman estrelado por Christopher Reeve ou, mais recentemente, os filmes do Homem-Aranha. Entre os filmes de super-herói, os meus preferidos são os do Batman, mas nos filmes do “Cavaleiro das trevas” é bom destacar que o personagem e os seus vilões são um tanto sombrios.

Entre os filmes de “bons valores” recomendados para toda a família, eu destaco os clássicos Ladrões de bicicleta e A felicidade não se compra.

4 comentários:

Odete A. Stingrer disse...

Adorei estas sugestões de filmes antigos. Outro dia vi na TV um filme de 1923, nem lembro o nome, era sobre a 1ª guerra, e era filme mudo, minha filha pequena, de 8 anos, ficou vendo junto e acabou encantada com a maneira de se fazer filme antigamente. As vezes estas coisas levam a pessoa a ter gosto pelo cimema desde pequena.
Parabéns pelas sugestões Rafael. Pode ir dando outras.

Rafael disse...

Obrigado, Odete. Bom sinal a sua filha ter admirado um filme mudo. Nesses filmes, a arte do cinema se encontra numa forma ainda bem "pura", onde os cineastas buscavam se expressar muito mais pelas imagens.

Stella disse...

As dicas para crianças de todas as idades estão ótimas Rafael. Os filmes de Frank Capra são uma lição de solidariedade. Seria bom que os pequenos absorvessem naturalmente esse desejo de ajudar e servir aos outros.

Rafael disse...

Certamente, Stella. Aproveitando a sua deixa, outro filme ótimo do Frank Capra para todas as idades é o "Do mundo nada se leva".

Postar um comentário