logo

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Preparativos para as festas de final de ano – 1ª parte: Preparando-se

Num piscar de olhos o ano termina. E precisamos estar espertos para não deixar tudo para ultima hora e ficarmos de cabelos em pé e nervosas, perdendo assim o melhor da festa: O espírito natalino.


No dia29/11 começa o Advento, para nós cristãos, é o tempo de espera, de preparação para o Natal, a comemoração máxima da cristandade: O nascimento do menino Jesus.. Um tempo que exige de nós mães e pais de família muita atenção e muitos cuidados, pois coincide com o tempo das compras, das arrumações, do verão no hemisfério sul, muito calor, pouco dinheiro, tudo caro, e muitos pedidos!

Vamos com calma: Em primeiro lugar vamos por ordem na casa, isto é em nós. Começar criando metas para cada semana e cada dia até o final do ano. Não podemos esquecer que junto a estas coisas ainda temos as tarefas de rotina do nosso dia a dia e os imprevistos com os filhos e outros familiares e também no trabalho fora de casa. Parece que tudo entra em ebulição ao mesmo tempo e aí é preciso praticar a Paciência e o Bom Humor.

"Tudo o que agora te preocupa cabe dentro de um sorriso esboçado por amor de Deus." Sulco, 89 - São Josemaria


As duas virtudes mais necessárias nesta época: Paciência e Bom Humor, vão nos ajudar a cada momento do nosso dia – esta será a luta do tempo de Advento – cada um sabe onde “aperta seu calo” – mas basicamente todos necessitam destas, e é claro que a luta de cada um será em pontos específicos, como: Sorrir para os filhos ao acordar, ou sorrir e ouvir o marido a noite depois de um dia cheio para ambos. Aliás, ouvir, neste tempo de corre, corre, é para santos! Saber ouvir é uma arte, mas ouvir com atenção; como se tudo parasse e só estivéssemos nós e o filho falante. E é uma arte também saber parar para ouvir.

O nosso costume com toda a agitação do dia e das tarefas que se acumulam é dizer: “ Vai falando que estou ouvindo!” – enquanto vamos fazendo outras atividades também importantes para nós.

Quando estamos com objetivos concretos em mente, e de fato preparados para a chegada desta avalanche de compromissos de final de ano, as coisas não deixam de existir e de dar trabalho, mas ficam mais fáceis de levar adiante.
Então vamos aproveitar um momento de calmaria do nosso dia e fazer um planejamento. Deixando algum espaço para as atenções aos filhos, o cuidado pessoal, de corpo e alma, marido e mulher - um tempo para os dois; um sorriso constante na face, que fará bem tanto a alma quanto ao rosto, proporcionando menos rugas e marcas de expressões.

Uma música para nos alegrar:

Então É Natal - Simone
Então é Natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez.
Então é Natal, a festa Cristã.
Do velho e do novo, do amor como um todo.
Então bom Natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.
Então é Natal, pro enfermo e pro são.
Pro rico e pro pobre, num só coração.
Então bom Natal, pro branco e pro negro.
Amarelo e vermelho, pra paz afinal.
Então bom Natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.
Então é Natal, o que a gente fez?
O ano termina, e começa outra vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário