logo

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 22)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.
Depressão é transmissível?

1 – M. de F. diz: Doutora, Eu tenho 40 anos e durante minha vida adulta tive algumas crises de depressão. Tenho uma filha de oito anos e não tive mais filhos porque tenho medo de passar para eles esta doença. Será que estou agindo bem? É algo transmissível para os filhos?
Cara M.de F.
São muitas as causas de depressão e não necessàriamente será hereditária. Sua filha ( e seus próximos filhos - por que não recebê-los se Deus o permitir ? ) podem ter traços de depressão no temperamento, que se manifestarão ou não, como doença. Com os recursos de que hoje dispomos, uma vez que a pessoa seja acompanhada, pode-se perfeitamente ter uma vida saudável, produtiva, feliz !
Anime-se, cuide-se, pratique esportes, dedique-se aos mais necessitados, passeie, levante a cabeça e vença seus temores, com a ajuda de Deus e de profissionais qualificados, medicamentos corretos, alegria...Viva e deixe viver ! Fico às suas ordens, Mannoun

Dieta para adolescente
2 – C. M. diz: Dra o que fazer quando a adolescente se acha gorda, mesmo não sendo, e se nega a comer ? Minha filha agora resolveu fazer dieta , mas ao modo dela e só quer comer coisas naturais, sem comer carnes, leite, doces, frituras, e refrigerantes. Mas como não gosta de verduras e gosta de poucos legumes, quase não sobre nada pra se fazer no dia a dia.
Ela tem 16 anos e quer passar o dia com suco e gelatina, umas torradas com requeijão e frango grelhado. O que eu poderia dizer para mudá-la de idéia?

Olá, C.M. Vale a pena levar sua filha à consulta de um bom clinico e de Nutricionista. Assim ela terá as explicações técnicas e profissionais - e não dirá que " são coisas da cabeça de mamãe"- quanto ao seu peso, altura, idade , proporcionalidade...Além disso, receberá orientação alimentar sobre o que seja mais adequado à sua idade e constituição física, horários, exercícios, calorias, etc- coisas que os Adolescentes apreciam e dão valor.
A senhora tem mais filhos ? Se ela é filha única,quanto mais atenções receber, mais se negará a fazer o que os pais sugerem... Converse com ela serenamente e convide a fazer as consultas que sugeri. Se não aceitar, deixe-a um pouco de lado e observe se fora dos horários ela não come aquilo de que gosta...
Aliás, o que a senhora relata que ela come, não está de todo mal, porque ingere boas proteínas e o suco ( se for natural) está bem.
Um abraço e pode retornar quando quiser ! Mannoun

Crescimento até que idade?

3 – E. F. diz: Doutora é possível ainda crescer depois dos 15 anos? Meu filho esta com essa idade e esta muito baixo, seus colegas são todos mais altos e ele se sente mal. O que posso fazer? Ele é filho único e eu e meu marido somos de estatura mediana.
Senhora E.F. Os meninos crescem - em geral- em torno dos 15 anos mas, se ele se compara e se sente mal, por que não levá-lo a um bom clínico e fazer uma consulta? Caso necessário, o médico fará alguns exames que identificam a idade óssea e a possibilidade de crescimento Se julgar que é o momento, o encaminhará a um Endocrinologista para acompanhamento e outros exames além de medicamentos especializados que estão hoje a nosso alcance . Boa sorte ! Atenciosamente, Mannoun

Idade ideal para entrar para escola
4 – S. diz: Dra com que idade devemos colocar os filhos na escola? É muito necessário fazer jardim de infância? As crianças sofrem algo se não entrarem pro colégio desde pequenas? Serão menos espertas que as amigas no futuro?
Olá, S. não há uma idade determinada para o ingresso na Escola. Se a mãe pode estar em casa com eles, brincar, levar a um parquinho, descer ao play- ground, visitar outras famílias com crianças - para que convivam com elas , podemos aguardar o Jardim de Infância ou mesmo o CA para os 06 anos, quando se inicia a Alfabetização. Há muitos pais hoje, que desejam eles mesmos iniciar as primeiras letras com os filhos, assim como a Catequese.
Veja que a família deve continuar a ser soberana nas decisões de bom senso sobre a melhor forma de educar os próprios filhos, ouvindo diferentes pareceres e decidindo eles próprios o que desejam para os seus.
Quanto á " esperteza" crianças que vivem bem com sua família, pais, irmãos, avós tios, primos, desenvolvendo valores, virtudes, habilidades, dons,só tem a ganhar !
Fico às suas ordens, Mannoun

5 comentários:

Cláudia Lima disse...

Dra o namoro da minha filha esta causando muitas brigas na família. Meu marido não gosta do rapaz, diz que ele é confiado, cara de pau e oportunista. Temos uma boa situação financeira e só esta filha, temos medo de que o rapaz só esteja de olho no dinheiro e bens.
O que sugere que façamos para demovê-la desta idéia de namorar este rapaz. Ela tem 17 anos e ele 23. Ele nem trabalha e ainda esta fazendo o primeiro ano de uma faculdade mixuruca.
Eu pessoalmente acho que o rapaz não é bom, mas não acho oportunista, acho sim, um cara sem muitos desejos de melhorar na vida. Muito deslexado. Obrigada desde já. Claudia Lima

Anônimo disse...

Dra Mannoun, gostaria de uma resposta sobre filha adolescente que enfrenta mãe, com palavras muito grosseiras e uma atitude totalmente hostil. Estou no meu limite e tudo o que eu diga gera brigas de proporções gigantescas. Já levei-a ao piscólogo, psiquiatra, pediatra, e nenhum achou nada grave nela. E agora ela se nega a ir a qualquer médico.
Preciso de uma luz, para agir ou para deixar tudo de lado.
Agradeço sua atenção.

Maria da Graça disse...

Dra Mannoun,
Eu vi que já há uma pergunta sobre isto mas também é meu problema. Moro em Ribeirão Preto e minha filha de 15 anos me trata com uma agressividade muito grande. Chama-me de burra, de anta, diz que eu sou uma parasita porque não trabalho e sou dona de casa, etc.
Eu me formei em medicina na USP de Ribeirão Preto, cheguei a completar a residência em cirurgia geral, mas como tivemos seis filhos (ela é a quinta) eu me dediquei ao lar e não exerci minha carreira de médica a não ser esporádicamente.
Ultimamente estas agressões me fazem chorar porque é muito duro ouvir uma filha a quem amamos como mãe dizer estas coisas.
Meu marido acha que deveríamos procurar um colégio interno para colocá-la até os 18 anos, eu a princípio resisti, mas estou inclinada a fazer isto. A senhora conhece alguma instituição assim?

Anônimo disse...

minha filha tem 13 anos com altura de 1.44 e idade ossea de 11 anos apos exames esta proxima para mestruar ainda pode crescer

Liana Clara disse...

Anonimo Sua resposta estará na próxima segunda, dia 5 de julho.
As respostas sempre se encontram as segundas feiras seguintes a pergunta feita.

Postar um comentário