logo

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A Memória e os tempos modernos

Texto de : Marcia Cristina Ramos Vasconcellos
Médica com formação em Otorrinolaringologia e Medicina Do Trabalho pela UFF- NIT.
Professora do Projeto Profissões de serviço, no curso assistente familiar pela Adec junto a comunidade da Grota - São Francisco em Niterói Voluntária Casa Convívio assistencia a idosos em Niterói .


A memória é realmente uma habilidade caprichosa e impressionante, algumas vezes nos abandona quando precisamos lembrar o nome de algum amigo que acabamos de reencontrar outras vezes não nos deixa esquecer fatos ou momentos embaraçosos vividos. Ninguém sabe quando ela funcionará a nosso favor ou não!

Muito se estuda sobre a memória e ainda se continuará a estudar pois muito há que entender e decifrar !

Uma coisa muito clara porém e bem sabida, é a transformação que existe em nossa memória ao longo dos anos:- como perdemos a capacidade de registrar com rapidez os fatos e números e também a influência do mundo moderno e a agitação dos nossos dias em que muitas informações nos vem com uma grande velocidade interferindo na capacidade de reter as informações na memória,o que também dificultaria o registro!

O que se sabe é que a memória se modifica ao longo do tempo e nós envelhecemos desde que nascemos... Isso acontece e é fácil verificar a grande facilidade com que as crianças de cinco anos jogam o jogo da memória, como memorizam as posições e números das cartas com naturalidade e rapidez, enquanto os mais velhos fazem um enorme esforço consciente para memorizar as cartas e com menos sucesso!

Essas alterações são também chamadas de alterações bioquímicas cerebrais.Ocorrem também perdas celulares- no caso os neurônios que são as células cerebrais são determinantes de nossa boa saúde mental ou de nossa memória, pois na fase madura da vida o sistema nervoso se modifica bem como as funções de sentido: visão, audição, gustação, tátil ou proprioceptiva, o que afeta em cheio a memória ou nosso registro mental dos fatos, se no momento da gravação o som ou a imagem estiverem nebulosos, o registro cerebral na memória não terá nitidez bastante para consultá-lo em outro tempo.

Assim, a correção dessas alterações naturais com óculos, aparelhos auditivos e mesmo com a remoção da cera acumulada no conduto auditivo são fundamentais para que se forme uma memória com traços distintos e duradouros! Afinal não é possível lembrar aquilo que não ouvimos ou ouvimos mal... Ou o que enxergamos com defeito...

Tais perdas celulares ( mais especificamente de uma região do cérebro chamada hipocampo) são as que mais parece estarem ligadas a todas as alterações na memória e em especial na formação das novas memórias ou utilização de novas informações!

Portanto não somente as alterações biológicas que ocorrem em nosso corpo são responsáveis pelas alterações da memória, mas também outros fatores em crescente progressão na sociedade atual tais como o estresse, fadiga física e mental, falta de sono e depressão!

Assim quando percebermos que nossa memória falha, é necessário iniciar uma pesquisa revendo nosso comportamento nessa ocasião: se há muita agitação, alterações do sono, preocupações crônicas e, sobretudo refletir sobre o quem podemos fazer para modificar positivamente essas situações e transformá-las a nosso favor!

É claro que os problemas não desaparecerão, mas a sua atuação sobre nós ou nosso organismo poderá ser minimizada. É uma guerra na qual nossa saúde mental sairá lucrando.

Em outro artigo daremos algumas dicas e exercícios para estimular ou exercitar a memória!

Um comentário:

Odete A. Stingrer disse...

Estarei aguardando as dicas e exercícios, quero envelhecer com boa cabeça. Acho muito triste a perda de memória. A pessoa vive num buraco profundo, sem alegrias e sem esperanças.

Postar um comentário