logo

sábado, 14 de novembro de 2009

O consumo de energia de uma família no verão

Acertou quem concluiu que estou falando de energia elétrica nas nossas casas.( Por razões óbvias que o pessoal do sul, sudesde e centro oeste entenderá muito bem - o apagão nos deu luzes!).

Com a Chegada do calor, antes do verão, o nosso consumo tende a aumentar muito e talvez até dobre caso não tomemos cuidados com os pequenos deslises no nosso comportamento em casa. E com os problemas de fornecimento perigosamente afetados, precisamos tomar sérias atitudes.

Minha nora me enviou um site de Furnas onde tem um simulador de gastos bem interessante que pode nos ajudar a melhorar a nossa média de consumo neste verão antecipado.
http://www.furnas.com.br/simulador/index.htm

É muito importante conscientizar as crianças da importância de se economizar energia elétrica, não só para diminuir a conta de luz como também para ajudar na economia do país. Um pouco de cidadania aos filhos sempre é bem vinda. Como dizem no site de Furnas, “devemos tratar a questão da energia com seriedade e alegria”.

Levar os filhos brincando, a executarem pequenas tarefas para diminuir o consumo, como: Ver quem demora menos tempo no banho e consegue sair bem lavado e cheiroso, ou quem pega o outro deixando luz acessa ganha no final do dia 10 minutos a mais no computador, coisas deste tipo, que podem ser até bem mais criativas que estas minhas idéias, podem levar a garotada a economizar energia elétrica.

Também temos nestes últimos meses do ano alto consumo com enfeites para o Natal e como a alegria é mais contagiante, temos a tendência a deixar todos os enfeites natalinos acesos a noite toda e as vezes esquecemos de apagar quando o dia amanhece.

Juntando muitos pequenos detalhes, veremos a conta no final do mês diminuir de valor. E são coisas simples que faremos para este sucesso:

1 - Banho de chuveiros elétricos menos demorados ou desligando a função de banho quente, deixando apenas no frio – além de economizar faremos um grande bem a nossa pele.

2 – Desligar a noite o computador e todos os seus componentes, como monitor, caixas de som, etc.
3 – procurar ter em casa os eletrodomésticos que tenham selo de menor consumo.

4 – Acender as luzes da casa mais tarde e evitar deixar luzes acesa durante o dia.

5 – apagar a luz ao sair do cômodo vazio.

6 – Todos vendo o mesmo aparelho de TV já economiza bastante e ajuda a família na comunicação entre si.

7 – Só ligar os aparelhos de ar condicionado na hora de dormir – (esta é uma boa mortificação para todos)!

8 – Não ficar com a geladeira e o freezer abertos, na frente deles, pensando no que vai tirar. Pensar antes e depois abrir a porta.

9 – procurar ligar o menor número de aparelhos de ar ao mesmo tempo, concentrar as pessoas num mesmo ambiente refrigerado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário