logo

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Consertos em casa

Quando escrevi o tópico ainda não tinhamos o apagão da segunda, mas vale registrar agora que teremos muitos outros consertos!!

Cada vez que meu marido resolvia consertar algo em casa, começavam logo as apostas entre nossos filhos para ver quanto tempo levaria para que ele chamasse um “faz tudo” para resolver o problema existente e mais os outros oriundos do “conserto” do pai.

Realmente, habilidades manuais nunca foram o forte dele. Mas agora ele aprendeu: Só faz consertos com o “faz tudo” ao lado, e ele só dando as diretrizes! Ainda acho que não é a melhor solução, mas aqui no Brasil existe uma grande carência de mão de obra especializada.

Estou contando isso para introduzir o assunto consertos domésticos. Um assunto que demanda tempo e muitas vezes muito dinheiro do orçamento familiar. Quando podemos evitar alguns destes gastos desnecessários, com um pouco da nossa boa vontade e dos filhos.

Por exemplo: Trocar lâmpadas – uma atividade que só requer lâmpadas novas e uma escada firme. Saber desligar o interruptor antes de começar ou o disjuntor do cômodo.
Numa casa sempre temos coisas a consertar, interruptores de abajur, lâmpadas queimadas, fio de ferro elétrico, varal com cordas arrebentadas, filtro para trocar vela ou refil, vaso sanitário entupido (criança adora jogar coisas no vaso), pias de banheiro cheia de cabelos deixando a descida da água vagarosa. E por aí vão os pequenos dissabores de cada dia em uma casa normal. Isso gera atritos e deixa, muitas vezes, o casal aborrecido por um achar que o outro deve resolver estes assuntos.

Calma! Existem “consertos” bem piores, e que aparecem quando menos esperamos.
Imaginem uma falta de água numa casa com 10 pessoas? Inimaginável? Pois existe, quando se conta com o sistema estadual de fornecimento tudo pode acontecer, pois eles não estão nem aí para nossos problemas familiares. E como nos diz a Lei de Murphy, “uma desgraça nunca vem sozinha”, logo quando falta água, a bomba que deveria puxar a água da cisterna para a caixa, também deverá faltar. Ela pifa no exato momento da maior necessidade.

Numa situação destas, de emergência o normal é todo mundo falar e todos perderem a razão. É necessária muita calma, esfriar os ânimos (com 40º de temperatura ambiente fica difícil), e buscar uma solução para cada membro da família e ao mesmo tempo um jeito de se ter água outra vez. Falo isso em causa própria, passei por isso e digo: Não é fácil! A pior falta numa casa é a da água. Tudo precisa desse líquido precioso e só damos valor quando não temos. É desanimador, ainda mais em pleno calor. Neste momento precisamos buscar forças e equilíbrio e acalmar a todos, aproveitando a oportunidade para ensinar a paciência, a tolerância e mortificação. Ver o que cada um em casa pode fazer para ajudar: tirar água da cisterna com baldes, aprender a tomar banho com um numero reduzido de vasilhas, sair para comprar água filtrada, comprar uma nova bomba, chamar um entendido no assunto, e tudo o mais que façam parte da necessidade de ter água em casa.

Passando o tempo, todos estes problemas “horríveis” serão motivos de boas risadas entre os familiares que passaram por isso. Um dia ainda sentiremos falta, por incrível que isso possa parecer, destas situações momentaneamente desagradáveis e de difícil solução.
Coloco um filminho muito legal que retrata um pouco a idéia do chefe de família nada habilidoso que quer fazer o conserto sozinho, sem a ajuda de um profissional competente.

Um pequeno adendo: Continuamos sem água! Já temos a bomba, mas o fornecimento foi cortado por conta do apagão da segunda, provocando panes na companhia de água!! Estou doida pra vir o tempo das risadas......

Um comentário:

Eletrochave disse...

Seção Quebra-Galho: Aprenda já e de graça a consertar fechaduras e instalação elétrica em www.eletrochave.com.br

Postar um comentário