logo

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 20)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossas amigas.

Ensinar ao menino a valorizar a mulher
1 - H. diz: Dra meu filho tem 12 anos e estes dias vi ele muito chateado, pelos cantos e fui conversar com ele pra saber o que acontecia. Depois de muitas perguntas minhas e muita insistência ele acabou contando que os colegas andam caçoando dele porque ele não quer ver as revistas de mulher pelada que levam pra escola. Ele diz que não quer ver porque a gente em casa vive falando que estas coisas não são boas para crianças, mas ele esta chateado conosco porque fazemos ele parecer um mariquinha. Fiquei sem saber o que dizer. Será que temos que permitir isso? Meu marido acha que eu exagero e que todo menino passa por esta fase.
RESP: Cara Sra. H. Explique para seu filho que tais revistas realmente não são boas para qualquer idade , uma vez que a figura feminina fica exposta como um objeto, desrespeitada e em geral se torna difícil que as pessoas passem a olhar a partir daí, com carinho, ternura e dignidade todas as mulheres sem distinção.
Com muito carinho, ajude a que ele compreenda e tenha admiração por sua própria mãe, e mais tarde, por sua namorada e futura esposa. Que ele seja capaz de ajudar os colegas, explicando as razões que a senhora apresentará para ele. Não é sinal de masculinidade comprar e ver fotografias de revistas deste tipo, pelo contrário. Hoje que se combate tanto a pornografia, pedofilia, violência, porque são visões distorcidas e doentias de uma sexualidade normal, em casa, na família é que devemos orientar e esclarecer os filhos. Habituar-se a ver corpos femininos em atitudes e posturas grosseiras, não pode levar o ser humano a ter uma idéia correta, sadia, normal e natural do que seja a mulher.
Seu filho está na idade de uma curiosidade natural e este tipo de estímulos pode traumatizar o desabrochar normal de sua sexualidade.
Converse com seu marido - ajude-o a também ter idéias claras sobre estes temas.
Fico às suas ordens, Mannoun

Sonhos são necessário na vida

2 - B. F. diz: Eu me casei muito jovem e com muitos sonhos, tinha 17 anos, hoje estou com 35 e sem sonho nenhum sobre o meu casamento. O que faço para consertar esta situação e voltar a ter um casamento de verdade, agora que já me encontro na idade adulta? Não temos filhos, ainda nem sei se quero tê-los.

RESP:Cara Sra. B. F. Aos 17 anos provavelmente a Senhora não teria a maturidade que hoje tem. Continue a ter sonhos, sim, eles são necessários em nossa vida! Sonhar, porém, não impede que conjuguemos o encanto de viver com a realidade do dia a dia, buscando em cada acontecimento o lado bom e saudável que sempre existe. A senhora constituiu uma família e se podem ter filhos, por que não acolhê-los com alegria? Não serão uma solução, eles são um complemento natural, o prolongamento e a “coroa” de um matrimônio!
O primeiro passo para voltar a ter um casamento de verdade - como diz - é olhar para dentro de seu coração e amar-se como alguém capaz de amar e de fazer a felicidade do seu marido. Depois, olhar para ele com o encanto e admiração dos tempos de namoro e noivado. Saiam juntos, façam uma viagem se puderem, ou simplesmente caminhem de mãos dadas, olhem nos olhos um do outro, sem achar que não são capazes! O que recomendo não é uma frase de poesia - é real, é querer a felicidade um do outro e não a própria felicidade, que virá como conseqüência...
Vocês tem uma religião? Casaram-se numa Igreja? Peçam a Deus que os ajude a retomar o caminho!
O que lhe digo é que VALE A PENA ! Tente, por favor, e volte a falar comigo, ok?
Um abraço, Mannoun

Quando ir a 1ª vez ao ginecologista
3 - D.G. diz:Dra quando é necessário levar a menina para fazer exame ginecológico pela primeira vez? Assim que fica menstruada pela primeira vez? Como convencê-la a ir a este especialista?

RESP: Cara Sra.D.G. Não há uma idade determinada para que uma menina seja examinada por ginecologista.Muitas vezes pode até ser que tal consulta se faça bem antes da menarca ( 1a. menstruação ) por razões outras.
As consultas a especialistas são feitas a partir de uma necessidade que o clínico indicará. Sua filha certamente é atendida por um pediatra que deve ter um lastro de amizade e confiança com a família e isto facilitará o encaminhamento `a consulta ginecológica, caso o pediatra julgue necessário. Se ela fizer alguma queixa referente a essa área, que a senhora não saiba como resolver, peça ao seu médico que a encaminhe ao profissional de sua confiança. Um abraço da Mannoun

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber o que fazer quando a filha de 16 anos, chega em casa e diz que esta usando pílulas anticoncepcionais e que acha normal, porque todas as amigas usam, pra poder viver a vida e aproveitar a juventude.

Paulo R. disse...

Eu vi meu filho fumando algo diferente que me pareceu maconha. Mas não tive coragem de perguntar. Ele tem 19 anos e esta fazendo cursinho de vestibular. Isso pode agir como um relaxante para este momento de maior tenção para entrar para uma faculdade? Qual atitude devo tomar.

Postar um comentário