logo

terça-feira, 17 de setembro de 2013

O que rouba a infância de nossos filhos?

Vemos atualmente tantas crianças travestidas de adultos que devemos nos perguntar: o que estamos fazendo com nossos filhos pequenos?

As crianças são estimuladas, desde muito pequenas, principalmente nas escolinhas, a terem namorados, até mesmo os pais estimulam isso, acentuando coisas que são para adultos.

Ouvi uma história interessante que vale a pena contarmos para nossos filhos pequenos, quando chegam com essa conversa de namoro: é a história da lagarta no casulo, que diz que se alguém rompe o casulo antes do tempo, a borboleta não sobrevive, porque não estava madura. É um exemplo bem interessante para mostrarmos a criança que ela ainda não está no tempo de namorar.

É sempre mais difícil educar nossos filhos quando a escola e os amigos influenciam de outra forma  bem diferente. O pai e a mãe dizem que todos na turma são colegas, são todos amiguinhos, porém na escola eles ouvem dos pais dos amigos e dos professores que fulaninho é namorado de fulaninha. Deste modo a criança fica confusa, e tende a ir pelo lado mais fácil ou da maioria que influencia.

A criança nem sabe o que é namoro, e se perguntarmos a cada o que acha que é, nos darão as respostas mais sem pé nem cabeça do mundo. A menos que, fiquem muitas horas diante da TV. Aí, já terão respostas bem definidas sobre o assunto.

Temos que ter consciência de que o filho é nosso, logo: “meu filho minhas regras”. Temos que decidir como queremos educar nossos filhos, digo, pai e mãe, e depois correr atrás deste ideal, estando sempre atentas as coisas que acontecem na escola, na TV, na casa da vovó, ou com a babá, se for o caso.

 As novelas que os adultos veem, não são, de maneira alguma, para crianças, e mesmo que pensem que não estão vendo, eles veem sim. E digerem do modo que suas cabecinhas podem, com grandes desvios, amadurecendo-os muito antes do tempo, e podendo deixar o fruto final sem o sabor que deveria ter: de pureza e ingenuidade, próprios da infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário