logo

sábado, 21 de agosto de 2010

Dicas de como criar oportunidades para ampliar seus conhecimentos

Por Patrícia Carol Dwyer
Dando continuação ao tópico - A Importância de Ampliar Seus Conhecimentos Gerais, vamos as dicas para se ampliar estes conhecimentos:

I. Fazer uma poupança dentro das possibilidades de cada um, para, durante o período de férias escolares, sempre que possível, VIAJAR para lugares que ainda não conhece, nem que seja por um curto período de uma semana ou dez dias. Nesse tempo dá para se observar muitos aspectos culturais de cidades, países, povos diferentes, para não falar, na ótima oportunidade de treinar algum outro idioma que possa estar estudando no momento.

II. Outra forma importante de criar um diferencial no currículo é fazer INTERCÂMBIO ESTUDANTIL. Quem já passou pela experiência, garante que voltou diferente e para melhor, trazendo uma nova consciência de mundo, de tolerância e convivência com o próximo.

III. Não menos importante é se manter atualizado no que está acontecendo na sua própria cidade e país, especialmente em termos de ARTE. Para tanto, é importante assistir a bons filmes,(alguns premiados) seja pela qualidade artística, pelo roteiro, pelo desempenho dos atores, mas sempre escolhendo como prioridade a qualidade da mensagem que transmitem: se enaltecem valores positivos, se estimulam atos de coragem e generosidade, incluindo assuntos belos e sensíveis. Avaliar ainda se, tratando de algum aspecto de sexualidade, sabem elevá-lo ao nível de grandeza que merece, mostrando a dignidade da vida humana e familiar. Isso vale também para tudo o que possamos extrair em visitas regulares a boas bibliotecas, exposições de pintura e escultura. Livrarias e espetáculos teatrais e musicais também são excelentes locais para se freqüentar na busca para expandir horizontes de sensibilidade e criatividade.

IV. A prática de esportes variados e participação em competições é outra ótima forma de socialização. As pessoas que participam da mesma atividade não apenas se conhecem como colegas de quadra, corrida, natação, entre outros, mas podem se transformar em novos e fiéis amigos, em um relacionamento fraterno e generoso, devido ao ambiente saudável e estimulante que compartilham.

V. Qualquer curso extra-curricular com o qual sintamos afinidade cultural, sendo sério e bem freqüentado, além do estudo de idiomas estrangeiros, deve ser cogitado como base para desenvolvimento de novas frentes de interesse, desde que não se acumulem ao ponto de prejudicar a convivência com a família, com os amigos e o desempenho das atividades básicas que já estamos cursando.

VI. Finalizando as dicas, o cultivo de “hobbies” é importantíssimo, pois, além de servir como desenvolvimento de aptidões pessoais, pode ser útil também para elevar o nível de profissionalização. Quantas vezes o que começou como uma brincadeira em família, entre amigos, como fotografar festas, filmar viagens, eventos, acaba se solidificando em trabalho criativo e lucrativo. O mesmo vale para os corais improvisados, os trios ou quartetos musicais, que podem revelar o talento de um grupo de amigos, chegando a fazer sucesso como banda popular, ou conjunto instrumental clássico.

Um comentário:

Liz D. disse...

Boas dicas- Tudo é verdade! Na minha vida, as oportunidades de viajar e fazer intercâmbio estudantil foram muito educacionais!

Postar um comentário