logo

sexta-feira, 6 de março de 2015

Quer incrementar um jantar? – Faça um prato típico

Por Carol Balan

O Puchero é um prato típico da Espanha. Consiste de um caldo de carne (pode-se utilizar carne de vaca, frango, vitela, porco, uma delas ou a combinação de duas carnes), onde se acrescenta basicamente grão-de-bico e legumes. Essa é a receita que mais gosto de fazer:


Puchero da Carol


4 dentes de alho
1 cebola pequena
200g de carne de frango
200g de carne de vaca
100g de bacon
3 tomates bem vermelhos
500g de grão-de-bico
2 cenouras médias
2 abobrinhas médias
2 batatas doce médias
Louro, cheiro verde, pimenta do reino, sal

Deixe o grão-de-bico de molho por algumas horas (se não houver tempo, coloque por 20 a 30 minutos em água quente). Corte o bacon em pedaços pequenos e frite em uma panela de pressão grande com um fio de azeite. Acrescente a cebola até murchar e depois o alho, deixe fritar. Coloque as carnes cortadas em cubos e deixe até que fritem por fora, mexendo de vez em quando. Coloque os tomates sem casca e picados, o grão-de-bico e os temperos, mexa bem e coloque água até cobrir tudo. Deixe cozinhar por 30 minutos. Abra a panela, certifique que o grão de bico está cozido e acrescente os legumes. Depois de colocar os legumes, cozinhe sem pressão, até que os legumes estejam macios e está pronto para servir.

Pode servir só o puchero ou acompanhar com arroz.

Dica: essa receita rende bastante e pode ser congelada, porém, se for congelar, prefiro não colocar a batata, que tem seu sabor alterado quando é congelada. Nesse caso, congelo sem a batata e cozinho separada para colocar apenas na porção que será servida.

3 comentários:

Pai disse...

Depois dessa "visão convidativa" me deu fome...vou almoçar, e logo após, anoto os ingredientes que parecem tão saudáveis e a receita simples, bem fácil de executar. Vou tb. passar adiante para uma das acompanhantes da minha mãe, que é ótima "experimentadora" de novas receitas ! Obrigada!
Pat, 5 quilos a menos e mais FELIZ por caber nas roupas antigas, rs rs rs

Pat disse...

Achei que o comentário já tinha sido publicado...agora não sei como fazê-lo se deu aviso na tela "o comentário não deve ficar em branco"...se não entrar apertando o Publicar, tento reproduzi-lo, tá?

Pai disse...

KKKKK! Nem imagino onde o meu comentário tenha se "escondido"antes. Foi só escrever o comentário abaixo e entrou o que eu tinha tentado enviar antes...
Pat

Postar um comentário