logo

quarta-feira, 18 de março de 2015

Para brincar com os filhos - GEOGRAFIA

Em um dia desses eu conversava com uma pessoa mais simples, e explicava a ela onde se localizava a Alemanha, acabei pegando um mapa e mostrando. Foi aí então que percebi a grande dificuldade dela por entender, não tinha nem noção do que era o azul no desenho. Uma pessoa adulta que como muitos brasileiros, ainda desconhece o que existe ao seu redor.  Assim sendo pensei nesta brincadeira que já fizemos muitas vezes com nossos filhos e colegas deles. Brincar de Geografia.

Nesta brincadeira  fazemos uma roda com os participantes, ou sentamos espaçados, de forma que um veja o outro . O primeiro a  jogar falando o nome de uma cidade, província, estado ou país. O seguinte deve falar o nome de outro lugar que comece com a última letra da palavra dita pelo primeiro e assim sucessivamente.

Por exemplo: se a primeira pessoa disser “Brasil”, a segunda poderá dizer “Londres”, a terceira “São Paulo”, etc.

O jogador que errar será eliminado e vence quem ficar por último. Use dicionários e mapas para ajudar a tirar dúvidas de ortografia e sobre a existência dos lugares.

Dica: para deixar o jogo mais emocionante, determine um tempo curto para as respostas – 30 segundos, por exemplo.

Podemos criar outras regras para tornar a brincadeira mais dinâmica e ao mesmo tempo cultural. Um diz um local e os seguintes terão que dizer locais do mesmo continente ou país daquela cidade que foi escolhida para começar.Ou, por exemplo quem consegue escrever mais nomes de países da África. Dando um tempo limite.

Esta é uma brincadeira boa para fazermos com os adolescentes. Vamos nos admirar com o que sabem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário