logo

segunda-feira, 9 de março de 2015

Uma sugestão de filme - UM SANTO VIZINHO

Por Patricia Carol Dwyer

(St. Vincent) Direção: Theodore Melfi, EUA, 2014. Recomendado para 12 anos.


Bill Murray interpreta Vincent, um senhor mal-humorado do Brooklyn, em Nova York, sinônimo de transgressão e também de transparência. Ele se relaciona com uma prostituta russa (Naomi Watts), bebe e fuma além da conta e seu passatempo predileto é fazer apostas em cavalos... Perdendo sempre, e se endividando!

Sem grana, grosseirão e nenhuma papa na língua, Vincent, por ajuda do destino, se oferece para ser babá de Oliver (Jaeden Lieberher), um menino franzino cuja mãe, Maggie, precisa de ajuda para poder trabalhar como enfermeira (Melissa McCarthy), após ter abandonado o marido infiel.  A partir daí, Vincent, um veterano da Guerra do Vietnã, e o vizinho Oliver tornam-se quase inseparáveis. O adulto aprende com o guri a amolecer o coração, e o menino ganha um pai (ou avô) postiço que o ensina a enfrentar a seriedade do dia a dia. Há algo, sim, de sentimental (mas não menos comovente) no desfecho, mas o politicamente incorreto domina a comédia.

 Vincent continua um tipo incorrigível, mas passa a ser apreciado por todos que, através do relato de Oliver numa reunião no final do ano escolar, onde deveriam falar sobre uma pessoa que tivesse as qualidades de um SANTO por suas boas ações, consegue relatar todas as qualidades que vê nesse homem ranzinza, com o HEROÍSMO, GENEROSIDADE, BONDADE, FRATERNIDADE, ou seja, as melhores qualidades que se possa ter, mesmo sendo humano e falho.

Vale a pena assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário