logo

terça-feira, 31 de março de 2015

Reflexão para fazermos em família

Nesta semana santa que estamos vivendo agora, devemos aproveitar para refletir sobre a reconciliação, e o perdão. Coisas muito importantes em uma família.

Para mudar é preciso compreender.  Ninguém muda estando absolutamente satisfeito consigo mesmo.  A autossuficiência nos leva à estagnação.  Não podemos estar satisfeitos conosco; temos que reconhecer nossos erros.  Se a pessoa acha que não tem que mudar é porque se acha perfeita.  Temos que ser mais, e mais, e mais.

 Li numa biografia, de Michelangelo, como o Papa Júlio II fez planos para a Capela Sistina.  Buonarroti pintou-a como deveria ser pintada, intelectualmente pensada.  Michelangelo obedeceu, mas não era isso o que queria pintar.  No dia em que foi descansar numa Taverna que servia o melhor vinho de Roma, provou o vinho e não gostou, mas não se atreveu a dizer nada, pois diziam que era o melhor da cidade.  Alguém na mesa ao lado comentou que o vinho estava azedo, e o taberneiro provou e teve que concordar.  “Está azedo!” Destruiu o barril e jorrou toda bebida vermelha pelo chão.

Michelangelo encheu-se de coragem, voltou à Capela e pintou por cima das figuras dos profetas.  Quando Júlio II  chegou, ficou horrorizado, mas Miguelangelo explicou que antes não estava bom o bastante.

Vivemos muito preocupados com nossos gostos, deixamos de fazer muitas coisas pelos outros, porque não arrumamos tempo... , e assim vamos nos afastando de Deus, ficando numa vida morna.

Precisamos tomar conhecimento das nossas fraquezas e limitações,  para nos transformarmos e reconhecermos nossos erros e lutarmos para corrigi-los. Que época seria melhor do que essa para fazermos isso?

Nos estudos psicanalíticos o que se deseja é que a pessoa reconheça o que está no fundo, que ela não quer ver, e provoca perturbações.  Não se supera aquilo que não se reconhece; temos que reconhecer os nossos defeitos!

Podemos e devemos ajudar uns aos outros em casa, com o propósito de tanto melhorar-nos como melhorá-los, os nossos irmãos e marido ou mulher. Vamos tentar ver nossos erros e perdoar-nos e perdoar nossos entes queridos.

Saber pedir perdão, saber perdoar.   Um ótimo momento para mudanças radicais, metamorfoses, uma mudança profunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário