logo

terça-feira, 3 de março de 2015

Viagem avaliada – Cidades histórias de Minas Gerais – parte 1

Fizemos uma pequena viagem de férias de 5 dias as cidades históricas de Minas Gerais, foi bem divertida e cultural. Aproveitamos para avaliar alguns itens que para nós marcaram o passeio de forma positiva.

São João Del Rei dá vontade de morar, povo agradável, cidade acolhedora, grande, com alguns pontos turísticos interessantes, artesanatos e várias fabricas de peças em estanho. A noite tem vários bares para se degustar um delicioso pastel de angu!, E muitas outras iguarias. No Dedo de Moça os petiscos são muito saborosos: pastel de angu MIX; carne de sol com mandioca e manteiga de garrafa; bolinhos de queijo e geleia de pimenta, e vários outros petiscos. Pessoal simpático. Servem a  cerveja Serramalte, aprovada por todos. No Sabor no Espeto, em frente a igreja de São Francisco de Assis, tem uma cerveja bem gelada e uns petiscos saborosos. Como tem uma universidade bem pertinho , acredito que seja o point da juventude.

Em  Coronel Xavier Chaves tem uma Nossa  Senhora de conceição, em  pedra, logo na entrada.  A cidade não tem nenhuma beleza histórica, mas é aonde fica  um alambique século 18, vale a pena conhecer, por sua peculiaridade.  Tem um senhor muito bem falante explicando tudo da cidade, e do alambique . O alambique não esta “alambicando” nesta época, mas dá pra ter uma ideia do funcionamento. Provamos da cachaça e é de muito boa qualidade.

Tiradentes é uma cidade muito bucólica. Tem calçamento, no casco antigo, em pedras de rio. A Igreja matriz de Santo Antônio é linda, toda bordada a ouro. Tem um  artesanato variado e bem confeccionado. Para quem quer fazer enxoval é um bom lugar para visitar. Conta também com ótimas lojas de doces, compotas, queijos e cachaças.Vimos cachaças de até R$800,00! A cidade respira história dos inconfidentes.

Indo para Ouro Preto, e errando um pouco o caminho, fomos para em São Sebastião da Vitória, da cidade não vimos nada, mas valeu pelo melhor pão de queijo recheado que já comi até hoje!  Na queijaria Vitória. Delicioso. A fome era tanta que nem lembramos de fotografá-los.

Ouro preto é imperdível, mas temos que ter pique, pelo sobre e desce de suas ruas que parecem nunca ter fim.Muitas igrejas para se visitar, lindíssimas no seu interior, museus, pelourinho, lojas de artesanatos variados e uma feira de objetos em pedra sabão, encantadora.

No próximo post contarei mais sobre essa bela região montanhosa. Aguardem.

Um comentário:

Patricia Carol disse...

Beleza de passeio! Tb. adoro tudo de Minas! Tive "babá" mineira, a mesma que cuidou dos meus 5 irmãos e meus filhos, até que ela foi pro CÉU aos 90 anos! ERA PERFEITA EM TUDO QUE FAZIA! Lá do alto sei que ela cuida da "Carulinha"(como me chamava), sniff sniff...que saudade boa!

Abraço,
Patricia

Postar um comentário