logo

sábado, 7 de março de 2015

Brincadeiras para os pequenos

 Cachorro da vizinha.

Escolhe-se uma criança para ser o cachorro, uma para ser a dona do cachorro e das melancias e outra que será vizinha. As demais crianças do grupo serão as melancias. As melancias se colocam agachadas uma ao lado da outra, o cachorro ficará a uma distância aproximada de um metro, e próximo a este, sua dona. A vizinha se aproxima e pede à vizinha que a deixe apanhar alguma coisa no seu quintal. A dona do cachorro responde:

- Vá, mas cuidado com o cachorro!

A outra se aproxima das crianças (melancias) como se escolhesse a melhor dando "choque" e leva uma correndo.

O cachorro corre atrás latindo. As melancias roubadas são coladas em local próximo. A brincadeira prossegue até que todas as melancias sejam roubadas. Após isso, a dona sai com o cachorro à procura das melancias.

Fim do Jogo: O jogo termina com a dona das melancias correndo atrás da vizinha.

Cadê o grilo.


forma-se uma fila com as crianças. Uma delas, escolhida aleatoriamente, fica na frente da fila e pergunta:

-Cadê o grilo? E segue o diálogo com a criança que for a primeira da fila.

-Está lá atrás.

A criança que está na frente da fila diz:

-O que é que faz?

A primeira da fila responde:

-Corre atrás.

Assim, ela sai correndo atrás da criança que está no fim da fila (última), dando voltas ao redor da fila (o número de voltas é indeterminado) até que a última se coloca no início da fila, passando a ser a primeira. Faz-se novamente as mesmas perguntas para quem agora é a primeira.

O jogo segue até quando a criança que está correndo atrás das outras conseguir pegar alguma, que passará a ser quem correrá atrás das outras.

O fim se dá quando a criança que está correndo, após percorrer todas as crianças da fila, não conseguir pegar ninguém, ou quando não há mais interesse das crianças.

 Quando a criança que estiver correndo atrás das outras conseguir pegar alguma delas, a criança que for pega será a que irá perseguir; e a que antes perseguia será a primeira da fila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário