logo

sábado, 28 de março de 2015

Quando os filhos formam suas famílias

Nossos filhos não permanecerão pequemos para sempre. Rapidamente crescem, num piscar de olhos estão adultos e, um dia, constituirão suas próprias famílias. Por essa razão temos mais um dever para com eles: ser exemplo de família.

A tarefa de servir de exemplo é inerente a nossa vontade, quer queiramos ou não seremos o modelo para cada filho nosso, podendo assim espelhar nossos erros e nossos acertos em sua vida matrimonial. Muitas vezes o filho quando se casa levantam a bandeira de que fará tudo diferente, claro, estará se casando com alguém de uma família completamente diferente das suas, mas, ambos, farão de seu lar um somatório de tudo que aprenderam na vida de solteiro ou de solteira.

Quando nosso lar é pautado pelo cultivo de bons costumes, como honestidade, sinceridade, generosidade, o filho ao casar fará do seu novo lar um reduto dessas virtudes, independente da maneira como decidirão cada detalhe na sua nova casa. Ambos decidirão como será o respeito mútuo, como criarão os futuros filhos, como gerenciarão a casa, mas terão gravados em suas mentes que tudo será feito dentro da formação sólida que receberam nas suas famílias de origem.

Esta pode parecer uma questão boba, mas na verdade costuma ser o pivô de muitas brigas e desavenças no novo lar, quando um foi criado numa família que valorizava as virtudes, e o outro veio de um lar onde o egoísmo e a falta de caráter era uma constante.

Vamos então deixar sulcos no caráter dos nossos filhos, não devemos só ensinar, dar cultura, devemos também dar muitos exemplos na nossa vida diária, como por exemplo: os filhos presenciarem o carinho e a delicadeza entre os pais, o respeito mútuo de exclusividade no casal. Pai e mãe um para o outro; mesmo surgindo ideias opostas, alguma desavença que sempre predomine o perdão e a reconciliação. Eles verão nosso esforço para fazer dar certo a vida em família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário