logo

segunda-feira, 30 de março de 2015

Silêncio e exemplo

Por Verônica Lunguinho

Esses dias me peguei pensando sobre as coisas que aprendi com minha mãe. Fiz um grande esforço, por alguns minutos, para me lembrar de uma frase que fosse dela. Mas não lembrei. Não que ela não me deu conselhos, ela dava sim e dá até hoje.

Agora, quando fiz o mesmo exercício, desta vez tentando lembrar os conselhos do meu pai, logo me vieram vários à mente! “Roupa velha tira a feição da pessoa”, “Você tem que aprender a obedecer em casa porque depois vai ter que obedecer o chefe”, “Não há vitória sem luta”, “Só fale o necessário”... E muitos outros.

Isso não quer dizer que aprendi mais com o meu pai do que com minha mãe. Ambos me ensinam muito até hoje. Acontece que meu pai sempre foi mais calado. E minha mãe sempre mais comunicativa. Com ele aprendi a pôr em prática os conselhos. Com ela, sigo seus exemplos.

Hoje eu sou mãe e sempre ouço/leio que a melhor forma de educar é o exemplo. Isso é tão forte e verdadeiro que chega a ser assustador! Eu me vejo na minha mãe em várias situações do dia a dia. Repetindo discursos (“Máquina de lavar não limpa barra de calça nem colarinho de camisa. Tem que esfregar!”), cozinhando o que ela cozinha (Melhor parte!), brincando com meu filho como ela brincava comigo...

Já os conselhos do meu pai me fizeram concluir que quem pouco fala, quando abre a boca é ouvido com atenção. Cada vez que ele vinha conversar algo pessoal comigo eu sempre parava e pensava: deixa eu ver o que meu pai tem a dizer. Afinal, isso não era tão comum. Sempre conversamos muito sobre política, cultura, religião. Mas quando ele dizia: “Minha filha...” Eu sabia que as próximas palavras eram de grande importância. Então eu parava atenta como se dissesse: “Sou toda ouvidos”.

Somando os dois, acho que encontrei a fórmula perfeita para educar os filhos: falar pouco + dar o exemplo. E amar muito... muito mesmo! São as lembranças que formam o ser humano. E vejo muito amor nessas lembranças. Que possamos ter amor próprio. Pois com amor próprio conseguiremos ser exemplos para os nossos filhos.

Um comentário:

Patricia Carol disse...

Oi, Verônica! O exemplo que você está dando não serve só pra sua família...todos os que te "lemos" ficamos edificados com a sua sabedoria, e o respeito e carinho que demonstra ter tanto pelos pais quanto pelos filhos. Deus te abençoe muito!

Com carinho,
Pat

Postar um comentário