logo

sábado, 21 de março de 2015

Sugestões para brincar a noite com as crianças

A garotada costuma ter uma energia sem fim, quando sai de férias ou em pequenos passeios de fim de semana. Brincam, brincam e o “gás” não acaba. Precisamos ter muita imaginação para cansá-los sem nos cansar demasiadamente.

Após o jantar, caso ainda queiram brincar, uma boa dica é fazer uma caçada. Colocar metas a brincadeira, como ganha quem trouxer uma pedrinha branca, um vaga-lume vivo, um pequeno galho com folhinhas, tudo o que souber que exista no local onde estamos, e que não seja perigoso para procurar e pegar.

Outra brincadeira interessante com os pequenos é a de mímicas – fazendo em duas equipes, cada uma fará uma lista de filmes, de pessoas famosas, desenhos animados ou provérbios. Sorteie os papeizinhos para um participante da outra equipe, este não poderá falar para o resto do grupo o que está escrito.  Vai ter que representar até que o restante do grupo adivinhe o que é.

Determine um limite de tempo para as equipes desvendarem a mímica. Cada acerto valerá um ponto. A cada rodada mude os representantes das equipes. Abuse da criatividade tanto para fazer os gestos quanto para chutar possíveis respostas. Esta brincadeira é bem aceita pelos maiores também, assim sendo vamos aumentando o grau de dificuldades para o grupo que tiver mais idade. Assim todos poderão se divertir juntos.

Mais uma brincadeira divertida e que ajuda passar o tempo é a de “vamos inventar história” – fazemos uma roda e cada um deve dizer uma frase para construir uma história, combinando antes se a história deve ser divertida, ou de suspense, ou triste, etc.

Definir algumas regras como: não colocar o nome dos presentes como personagens, sem ofensas pessoais, um tempo para cada um, a história deve ter continuidade, ir seguindo uma lógica dentro do que o anterior sugeriu.
Podemos começar com – “Era uma vez...”, e deixar a imaginação e a criatividade de cada um fluir e seguir contando.

Um comentário:

Patricia Carol disse...

Muito bom mesmo, saber que as novas gerações ainda podem contar com distrações sugeridas pelos adultos que tiveram muito mais convívio familiar na infância, especialmente, nas férias. Essas brincadeiras, especialmente de mímica, me trouxeram saudades do nosso sítio em julho, quando fazia MUITO FRIO, e ficávamos todos junto à lareira da sala maior, ouvindo estórias e fazendo essas brincadeiras. Tinha aquela do "Amigo ou Amiga", na qual uma pessoa escolhia mentalmente uma "AMIGA/O" e tinha que contar as qualidades dela, sem ser muito óbvio, e quem adivinhasse quem era nosso "Amigo/a" ganhava algum "premio", tipo pacote de biscoitos gostosos, revista em quadrinhos, etc...e cada pessoa do grupo continuava escolhendo quem seria a pessoa descrita...ocupávamos assim várias horas antes de ir dormir, incluindo os jogos variados de baralhos, e outros. Obrigada por este post tão gostoso!
Bjsssssssssssssssss,
Pat Feliz

Postar um comentário