logo

quarta-feira, 4 de março de 2015

Mãe de Menina: Os Terrible Twos

Por Maitê Tosta Camillo

Na verdade, os "terrible twos" são um período por volta dos 2 anos em que a criança tem bruscas mudanças de humor, comportamento contestador, birrento e mais agressivo, e a tudo responde com um "não". Alguns chamam essa fase de "adolescência" do bebê.

Este período não é prerrogativa das meninas, mas nelas adquire um colorido especial, pois, como é tendência delas ser mais choronas, os pais devem esperar muitas, MUITAS crises de choro e birra.

A nossa Bebel, com 3 anos quando da publicação desse post, ainda está em plena fase de "terrible twos", e sua resposta para absolutamente QUALQUER coisa que a gente proponha é "não", precedido da repetição de seja lá qual for a proposta.

- Vamos tomar banho?
"Não quéuo tomá banho NÃO."

- Tá na hora de dormir.
"Não quéuo mimi NÃO"

- olha, filha, batatinha frita, que você adora!
"Não quéuo batatinha fita NÃO".

Tá achando graça? Imagina você dando almoço para as crianças, cheia de pressa, pois precisa deixar a mais velha na escola...

- Papa, filha.
"Não quéuo papá NÃO".

- Vamos escovar o dentinho, filha.
"Não quéuo cová dentinhu NÃO".

- Entra no carro, Bel.
"Não quéuo cauu NÃOOOO!!"

E se você tentar forçar a barra... lá vem o choro raivoso, com a criança se jogando no chão, fazendo corpo mole... complicado!

E o pior, já procurei para ler mil textos sobre o assunto em livros e blogs, as soluções são aquelas que toda mãe já sabe que não dão em nada: não se irritar (?!), não gritar (você consegue? eu não!), conversar...

Ou seja... é respirar fundo e esperar a fase passar! Desculpa te desiludir, mas é bem isso rsrsrsrs...

Tem mãe de criança nessa fase por aí ?? Me conta como lida com isso, aí nos comentários!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário