logo

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Casa cheia e mãe cansada

Pensando em uma amiga jovem, mãe de três filhos pequenos, resolvi escrever esta postagem para o Blog, para chegar a mais mães que passem pelo mesmo problema.

Quando temos bebês pequenos em casa, quase sempre a partir de dois, sentimos mais forte o cansaço do dia a dia. É natural e normal que isso aconteça e não devemos nos desesperar, pois com o tempo tudo voltará ao normal, na rotina da família.

Depois que os filhos vão chegando, nunca mais a rotina da casa é a mesma, cada dia é uma novidade, mas sempre dá pra criar uma ordem nas atividades gerais do lar.

Podemos sugerir algumas coisas para aproveitarmos melhor o tempo:

1 - Fazer uma lista de prioridades, o resto fica de lado, para quando houver tempo. A prioridade sempre é a harmonia de todos. Ver o que vai atrapalhar o andamento do dia, e deixar para quando houver tempo. Exemplo: Lustrar as panelas ou apenas lavá-las, para sobrar algum tempo para dar mais atenção ao marido, ou deixar de passar a ferro as roupas miúdas, para dar atenção ao filho carente de carinho.

2- Falar alto com você mesma sobre o que esta fazendo - exemplo: dei remédio ao filho Joãozinho, ou dei a mamadeira para a Mariazinha, ou tranquei a porta da sala. Falar alto conosco, ajuda a lembrar-nos depois das coisas que já foram feitas. E não precisar verificar mais uma vez e perder tempo. Quando  desço do carro em casa, falo comigo mesma: puxei o freio e deixei engrenado. Já aconteceu de sair do carro e não puxar o freio e ele descer sozinho, a rampa de casa.

3 - Dizer o quanto esta cansada ao marido – não somos a mulher maravilha, e pedir  a ajuda dele para cuidar das crianças. E usar o tempo que sobra para cuidar da aparência pessoal, como das unhas, cabelos ou um banho mais caprichado.

 4 - Aproveite os minutos que tiver com as crianças dormindo e deite também.  Tentar criar uma rotina de descanso a tarde com a garotada, no horário em que o bebê costuma dormir. Para recuperar as forças para o horário da noite.

6 - Deus sabe dos nossos limites, portanto, quem crê, com certeza, saberá que aos poucos conseguirá fazer tudo o que precisa para seu lar ser luminoso e alegre. Fazemos o que podemos, o restante entregamos nas mãos Dele.

2 comentários:

Aline Rocha Taddei Brodbeck disse...

Adorei! Alguns já fazia. Meu problema é o sono noturno. PRE-CI-SO! Heehhee, mas é só uma fase. ;)

Liana Clara disse...

Aline, você é uma mãe nota 10!!

Postar um comentário