logo

domingo, 4 de agosto de 2013

Aproveitando a ocasião: As Sandálias do Pescador

Um bom filme que retrata a vida de um Papa, fictício, oriundo da antiga “cortina de ferro”. Muitas situações se assemelham com a da vida do nosso querido beato João Paulo II.

O filme foi lançado em 1968 (2h 40min), antecipando com sua história, o sofrimento de Karol Wojtyla na sua Polônia nazista e comunista.

Dirigido por Michael Anderson, com Anthony Quinn, Laurence Olivier, Oskar Werner

O clima no Vaticano anda apreensivo. Católicos no mundo todo aguardam os cardeais decidirem quem será o novo papa. Quando a fumaça branca finalmente surge à espera acaba: O bispo Kiril Lakota (Anthony Quinn), é escolhido para liderar a Igreja Católica. Logo, sua atuação como pontífice ganhará ares políticos, pois ele é chamado para intervir na crise entre Rússia e China.

A primeira impressão que temos, no começo do filme, é que Kiril Pavlovich, um bispo mantido prisioneiro num gulag soviético, durante duas décadas, e finalmente solto, serviria de espião para os socialistas, contra a sua vontade.

 Alguns detalhes dessa história: a solicitação do cardeal a um repórter para cobrir uma "pauta exclusiva", a morte repentina do papa, o contato que Kiril manteve com o primeiro-ministro da URSS, davam pista de uma espécie de complô. Para delírio de teóricos da conspiração.

Ao longo do filme, porém, vemos que não é nada disso. O filme é um belo resumo de forças e dilemas da Igreja Católica no século XX, com sua complexidade, diversidade de opiniões e posturas, e papel incomparável no mundo, em particular naquele mundo da guerra fria assombrado pelo medo do conflito nuclear.

É interessante como quiseram retratar com clareza a colegialidade dos bispos em torno do sucessor de Pedro, mostrando-a fora de qualquer dúvida. O conflito existe, mas é superado pela irmandade e pelo perdão, às vezes difícil.

Gênero: Drama

2 comentários:

Patricia disse...

Muito bom mesmo!
Não lembro bem se foi neste que tinha uma cena em que o Papa andava pelas ruas e visitava pessoas simples...parece até com QUEM?

Liana Clara disse...

Foi neste filme sim Patricia. É divertido quando o farmacêutico, só o reconhece depois que ele sai da farmácia.

Postar um comentário