logo

terça-feira, 6 de agosto de 2013

A refeição como exercício de virtudes

A refeição  é um ótimo momento para exercitarmos algumas virtudes com nossos filhos:

A TEMPERANÇA - como o nome já diz tem a ver com o tempero e se uma comida tem tempero demais ou de menos - não dá para comer. Mas a temperança não é só isso, é uma conduta de vida, pois através dela somos donos de nós mesmos e sabemos nos controlar, não vamos aonde o corpo quer nos levar (comer o que não podemos, por estar doente ou comer demais coisas que nos farão mal). A temperança adquirida nas refeições poderá ajudar nas: diversões, esportes, brincadeiras e futuramente em outros aspectos do convívio social.

Que comam o necessário para ficarem bem alimentados, comendo o que gostam e o que não gostam, nem que seja um pedaço bem pequeno, e do que gostam, comer sem exagero.

A PACIÊNCIA – esperar a vez de se servir e de levantar ao terminar. O que nos difere dos animais é que: eles vão pra cima do alimento, quando o veem, e o homem é capaz de esperar a sua vez.

A ORDEM – ter horários para as refeições é tão importante do ponto de vista fisiológico como do prático (organização do lar). Ensinar a ter hora certa para comer e não ficar beliscando nos intervalos. Assim como, fazer a higiene das mãos para a mesa é um bom princípio a ser incutido.

O BOM HUMOR – a hora das refeições não é hora das lamentações: criar um clima agradável à mesa. Desligando TV, não atendendo telefonemas, estimulando os filhos a contarem coisas divertidas, para que seja um tempo de encontro, de folga, de descanso e de alegria.

A GENEROSIDADE – estimulá-los a comer de tudo que tem na mesa, a agradecer a quem preparou, a não reclamar (pensar nos que não tem nada para comer). Pedir com educação para que: passe o sal, a travessa, o suco, exercitando as boas maneiras. Ensinar a deixar o melhor bife para o que esta doente, para o papai que vai chegar tarde do trabalho, a deixar comida para a empregada; ajudá-los a pensar nos outros.

Se a família não tem o hábito de fazer as refeições com todos juntos, é bom escolher um dia, um horário para que todos estejam reunidos, estimulando a presença de todos e que todos sejam pontuais: os pais vindos do trabalho, os mais velhos de suas obrigações. Hoje em dia temos muitas ocupações e se não defendemos este costume da refeição em família estaremos deixando uma lacuna no desenvolvimento dos nossos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário